A Prefeitura de Joinville realiza, no dia 27 de maio, dois eventos voltados à valorização da cultura, da memória e da integração entre instituições culturais da região. Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário de Museus e Espaços de Memória e para o 2º Seminário de Cultura da Amunesc.
A programação ocorre das 9h às 18h, no Museu da Dança, localizado na rua Orestes Guimarães, 406, no bairro América. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia no site da Prefeitura.
Promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, com apoio do Sistema Municipal de Museus de Joinville e da Amunesc, o encontro será dividido em três módulos temáticos.
Durante a manhã, das 10h30 às 12h30, a programação será separada entre os módulos “Museus e Espaços de Memória” e “Cultura”. Já no período da tarde, das 14h às 18h, as atividades serão unificadas na continuidade do módulo voltado aos museus e espaços de memória.
Debates sobre museus e acessibilidade
Segundo o coordenador do Sistema Municipal de Museus de Joinville, Pedro Xavier, o seminário busca fortalecer a integração entre instituições culturais da região.
“Essa ação visa estimular o diálogo entre museus, instituições e espaços museológicos, fortalecendo e diversificando a rede de museus da região”, afirma.
A programação inclui roda de conversa com representantes dos Sistemas Estaduais de Museus de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de visita técnica ao Museu da Dança.
No período da tarde, serão promovidos debates sobre desenvolvimento de públicos e gestão de espaços culturais, com mediação do secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth. Também estão previstas palestras sobre acessibilidade e atendimento a pessoas com deficiência, além de apresentações expositivas com especialistas da área.
Integração cultural entre municípios da região
O 2º Seminário de Cultura da Amunesc reúne gestores e agentes culturais dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.
De acordo com Heloiza Castro, mentora do Colegiado de Cultura da Amunesc, o objetivo é promover a troca de experiências e fortalecer as políticas culturais regionais.
“O encontro é voltado aos servidores municipais e busca apresentar boas práticas, além de debater temas recorrentes da atuação diária dos profissionais da cultura”, explica.
A organização também pretende consolidar o seminário como um espaço permanente de diálogo e articulação entre os municípios do Nordeste catarinense.













