São Francisco do Sul busca sexta certificação Bandeira Azul para temporada 2026/2027

Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação

Município mantém cinco praias premiadas e candidata Praia do Molhe ao selo internacional de qualidade ambiental

São Francisco do Sul ampliou o processo de participação no Programa Bandeira Azul para a temporada 2026/2027 e busca conquistar a sexta praia certificada no município. A nova candidata ao selo internacional é a Praia do Molhe, também conhecida como Praia da Tartaruga.

O reconhecimento é concedido a praias e marinas que cumprem critérios relacionados à qualidade da água, segurança, infraestrutura, educação ambiental e gestão costeira.

Na última temporada, mantiveram a certificação as praias da Prainha, Praia do Forte, Praia Grande, Praia do Ervino e Praia de Ubatuba, esta última incluída pela primeira vez no ciclo anterior.

Desde que passou a integrar o programa, na temporada 2019/2020, o município mantém presença contínua na lista de praias premiadas e ampliou gradualmente o número de áreas certificadas.

Praia do Molhe é nova candidata

A Praia do Molhe está localizada em uma das extremidades da Enseada e se destaca pela preservação ambiental e pelas características naturais da região, com costões rochosos, mata atlântica e mar aberto.

O acesso ocorre por trilha próxima ao terminal marítimo da Petrobras, levando visitantes a uma área mais reservada em comparação às praias urbanas da cidade.

Além do potencial turístico, a praia possui relação histórica com a pesca artesanal e recreativa, especialmente durante a safra da tainha. O local também é frequentado por surfistas e praticantes de pesca de arremesso.

Segundo o gestor municipal do programa Bandeira Azul, Adailton Estádio, a ampliação das certificações exige acompanhamento constante.

“A manutenção e ampliação das certificações exige planejamento contínuo, monitoramento ambiental e ações permanentes de educação e conscientização. A premiação representa não apenas reconhecimento, mas também responsabilidade ampliada na gestão das orlas”, afirma.

O processo de candidatura para a temporada 2026/2027 foi concluído na última sexta-feira, 8. Agora, a proposta será analisada pelo júri nacional até o fim de junho e, posteriormente, pelo júri internacional. O resultado está previsto para outubro.

Caso a candidatura seja aprovada, São Francisco do Sul poderá ampliar ainda mais sua presença no Programa Bandeira Azul e fortalecer a posição entre os destinos brasileiros com mais praias certificadas.

Compartilhe nas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *