Ações promovidas pelo Instituto Ingo Doubrawa reuniram alunos, famílias e moradores em atividades sobre uso consciente da água e conservação ambiental
Mais de 150 estudantes da Escola Municipal Aluizius Sehnem, no bairro Espinheiros, participaram durante o mês de junho de atividades voltadas à educação ambiental e à preservação dos recursos hídricos. As ações integram a programação do Junho Verde e foram promovidas pelo Instituto Ingo Doubrawa, iniciativa social mantida pela Docol.
Os alunos do 3º ao 5º ano participaram da primeira etapa do projeto Hidropédia, que utiliza atividades lúdicas e dinâmicas para abordar temas como ciclo da água, consumo consciente e saneamento básico.
Divididas em equipes, as crianças enfrentaram desafios relacionados ao desperdício de água, conheceram o funcionamento do sistema de abastecimento e aprenderam sobre o consumo diário recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), estimado em 110 litros por pessoa.
Segundo Eduardo Kamke, gerente de RH e ESG da Docol e secretário do Instituto Ingo Doubrawa, a proposta busca aproximar os estudantes de questões ambientais presentes no cotidiano.
“Quando as crianças compreendem de forma prática como a água chega até suas casas e o impacto das pequenas ações do dia a dia, elas se tornam multiplicadoras desse aprendizado dentro das próprias famílias”, afirma.
As atividades fizeram parte da Feira Ambiental da escola e também envolveram pais, moradores e lideranças comunitárias.
Mural destaca importância dos manguezais
Outra iniciativa realizada na escola foi o início da pintura de um mural colaborativo de aproximadamente 70 metros quadrados, coordenado pelo artista plástico joinvilense Ademar Cesar.
A obra tem como inspiração o guará, ave símbolo dos manguezais da região, e conta com a participação de estudantes, familiares e moradores do bairro.
A proposta busca fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade e estimular a reflexão sobre a preservação dos ecossistemas hídricos, especialmente dos manguezais que fazem parte da paisagem e da história do Espinheiros.
Para Ademar Cesar, a arte pode contribuir para ampliar o debate sobre questões ambientais.
“A arte precisa ter significado, ter alguma coisa profunda e transformadora”, destaca o artista.
Mais de 900 crianças já participaram
As ações integram uma parceria entre o Instituto Ingo Doubrawa e a Secretaria Municipal de Educação de Joinville. Os projetos estão alinhados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, da ONU, que prevê o acesso universal à água e ao saneamento até 2030.
Desde o ano passado, mais de 900 crianças participaram dos projetos Hidropédia e Guará.
Enquanto o Hidropédia aborda temas relacionados ao saneamento básico e à gestão dos recursos hídricos, o projeto Guará promove a conscientização ambiental por meio da valorização dos manguezais, da biodiversidade local e da preservação da água.
As iniciativas também incluem ações práticas de cuidado com o meio ambiente, como mutirões de limpeza em áreas de manguezal.
Instituto mantém foco na preservação da água
Mantido pela Docol, o Instituto Ingo Doubrawa desenvolve projetos voltados à preservação dos recursos hídricos e marinhos, além de iniciativas de inclusão social.
Segundo a empresa, as ações sociais acompanham metas ambientais estabelecidas para os próximos anos, incluindo a redução do consumo de água captada da rede pública até 2030 por meio de investimentos em reuso, eficiência hídrica e inovação tecnológica.











