Capacitação integra programação do Maio Amarelo e reuniu agentes de endemias na Arena Joinville
A Prefeitura de Joinville realizou nesta quarta-feira, 13, mais uma ação da campanha Maio Amarelo com foco na segurança viária. A Escola Pública de Trânsito de Joinville promoveu a primeira edição do curso de pilotagem segura de motocicletas voltado a servidores municipais.
A atividade ocorreu no estacionamento da Arena Joinville e reuniu agentes de endemias da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, que utilizam motocicletas nas atividades diárias de trabalho.
Segundo o gerente da Eptran, Douglas Macali, a capacitação busca reforçar práticas seguras no trânsito.
“São servidores que utilizam a motocicleta em suas atividades diárias. Por isso, é importante que aprendam mais sobre segurança no trânsito, como se comportar de forma mais segura e harmoniosa”, afirma.
O curso foi dividido entre teoria e prática. Na primeira etapa, os participantes receberam orientações sobre equipamentos de segurança, inspeção da motocicleta, postura, frenagem, posicionamento e pontos cegos. Em seguida, realizaram exercícios práticos de pilotagem.
O instrutor Sebastião Querne Júnior destacou que o treinamento tem foco na segurança coletiva.
“É uma atividade muito importante que aborda a questão do comportamento, a nossa postura sobre a motocicleta, como estamos agindo e como podemos melhorar em prol da segurança. Aqui, não avaliamos as habilidades individuais, mas falamos de segurança coletiva”, explica.
Projeto terá nova edição em maio
A ação integra o projeto “Harmonia no Trânsito”, desenvolvido pela Honda, em parceria com a concessionária LCR Motos.
O supervisor da Vigilância Ambiental de Joinville, Lucas Peres Farias, destacou a importância da capacitação para os agentes.
“O deslocamento no trânsito com uso da motocicleta é rotineiro para os agentes de endemias, pois temos rotas, pontos a serem vistoriados e visitados. Então, sabemos que é importante termos cuidado conosco e com quem está ao nosso redor”, afirma.
Ele também ressaltou o reforço das técnicas de segurança durante o curso.
“Como andamos sempre de moto, temos a ideia de que já sabemos tudo, mas participar da capacitação foi importante para reforçarmos técnicas de segurança, como manter o distanciamento correto, sinalizar para fazer conversões em cruzamentos, onde se posicionar ao lado, na frente ou atrás de outros veículos para podermos ver e sermos vistos de forma mais segura”, completa.
Uma nova edição do curso será realizada em 28 de maio, também na Arena Joinville, para agentes da Vigilância Ambiental.














