Debaixo do céu
Em mais um encontro pra lá de poético, Elizabeth Fontes e Malu Rodrigues trazem aos pequenos (e aos nem tão pequenos) leitores seu mais recente livro, publicado pela Fatum Editora.
Olha que beleza de sinopse foi preparada. Já deu vontade de uma “horinha de descuido” aqui.
“Um livro para ser lido em “horinhas de descuido”. Sem pressa, com todo tempo do mundo. Cabe ler em lugares de descanso, ao som de passarinhos, num dia de sol, debaixo da sombra. A poesia está ali, em cada coisa. No livro e no céu que você vê. Nas palavras e no vento que traz folhas e rimas. No canto das imagens e no recanto dos sentimentos. Em tudo a poesia habita. Basta olhar com olhos de surpresa e silêncio. A poesia mora no encantamento.”
O lançamento acontece no próximo sábado (3), às 10 horas, no Instituto Internacional Juarez Machado. A entrada é franca e o livro custa R$ 50,00.

Basta ler
O Abril Mundo segue hoje, (30), às 19h30, na Univille com a palestra “Basta ler para ser leitor”, de Sueli de Souza Cagneti e Áurea Cármen Rocha Lira, com mediação de Alcione Pauli.

Cinema ao ar livre
Nos dias 3 e 4 de maio, uma mostra de curtas infantis será exibida ao ar livre, na Praça Cidade das Águas. Com início às 18h30, a seleção de filmes tem como foco a infância e situações da vida cotidiana das crianças. Traga sua cadeira de praia, almofada ou toalha e venha participar.
A praça Cidade das Águas fica rua Gothard Kaesemodel, 254, no bairro Atiradores.

Vitória da Cultura brasileira
Nesta segunda-feira, a Câmara dos Deputados aprovou mudanças na Política Nacional Aldir Blanc, prioritárias para o MinC no aprimoramento do financiamento à cultura no Brasil.
Entre as conquistas, estão:
– Manutenção dos R$ 15 bilhões previstos para o setor de cultural
– Garantia da continuidade da Política Nacional Aldir Blanc para além de 2027
– Caráter plurianual do Plano de Aplicação dos Recursos
– Exigência de execução mínima de 60% dos recursos anteriormente repassados como condição para novos repasses
– Prorrogação de benefícios fiscais para o setor audiovisual, previstos na Medida Provisória Nº 1.280/2024
O Projeto de Lei Nº 363/2025, de autoria do deputado José Guimarães e relatoria da deputada Jandira Feghali, representa um marco na consolidação de políticas públicas de cultura ao garantir maior previsibilidade orçamentária, eficiência na aplicação dos recursos e fortalecimento da governança federativa.
Agora, o texto será enviado ao Senado Federal.
(fonte: Comitê Paulo Gustavo)

Miniconto
Enroscávamos os passos, mas sabíamos voar.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha MetropolitanaCurta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram