Araquari promove coleta de sangue na UBS do Porto Grande em agosto

Foto: Prefeitura de Araquari/Divulgação

Ação será realizada no dia 25 e busca ampliar o acesso da população à doação de sangue no município

A Prefeitura de Araquari realizará uma ação de coleta de sangue na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Porto Grande no dia 25 de agosto. O atendimento ocorrerá das 13h30 às 17h, na unidade localizada na Rua Florentina Pereira Jasper, nº 93.

A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população à doação de sangue e ampliar o número de doadores, contribuindo para o abastecimento dos estoques utilizados por hospitais e unidades de saúde.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, bem alimentado e apresentar um documento oficial com foto. Adolescentes de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, e ambos precisam apresentar documento de identificação. No caso da primeira doação, a idade máxima permitida é de 60 anos, 11 meses e 29 dias.

Antes da coleta, todos os candidatos passam por uma avaliação para verificar se estão aptos à doação. Pessoas com febre, gripe, tosse, dor de garganta ou outras infecções não devem doar sangue. Também é recomendado ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem o procedimento.

Durante a coleta, são retirados aproximadamente 450 mililitros de sangue em um procedimento realizado com materiais descartáveis e em ambiente adequado. Segundo a Prefeitura, o volume coletado é rapidamente reposto pelo organismo.

Compartilhe nas redes

500X500 (2)