Com a implantação, espera-se reduzir em 30% o tempo médio no trânsito, além de mitigar a média de 15 minutos de atraso do transporte coletivo na região.
A Prefeitura de Joinville está investindo em melhorias no trânsito das zonas Sul e Sudeste da cidade e quer a opinião da população. Além de mais de 50 obras de pavimentação, requalificação e pontes, que superam investimento de R$ 545 milhões, está em estudo um novo binário na região. A proposta é para as ruas Florianópolis e Monsenhor Gercino.
Com o binário, o fluxo no sentido Bairro/Centro seria pela rua Florianópolis e no sentido Centro/Bairro pela rua Monsenhor Gercino. Com a implantação, espera-se reduzir em 30% o tempo médio no trânsito, além de mitigar a média de 15 minutos de atraso do transporte coletivo na região.
“Entendemos ser uma proposta muito importante e queremos ouvir os joinvilenses. A população, que já tem participado de decisões da Prefeitura por meio de consultas e do contato por meio dos nossos canais oficiais, poderá deixar sua opinião sobre esta proposta”, afirma o prefeito Adriano Silva.
Para conhecer melhor a proposta e opinar, basta acessar o site www.joinville.sc.gov.br e clicar em “Binário da zona Sul”. Na página, há um vídeo com detalhes sobre as melhorias previstas para a região e explicações sobre o binário, além de um formulário para que os joinvilenses manifestem seu ponto de vista até o dia 1° de outubro.
Hoje, as ruas Florianópolis e Monsenhor Gercino somam cerca de 200 acidentes de trânsito por ano e têm chance de congestionamento de mais de 90% nos horários de maior movimento. A velocidade média na região é de apenas 10 km/h. Além de melhorar a mobilidade por meio de iniciativas como redução do tempo que veículos ficam parados em semáforos, o binário deve aumentar a segurança no trânsito da região.

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde