Obra de R$ 12,8 milhões vai substituir estrutura interditada em 2025 entre os dois municípios
As Prefeitura de Araquari e Prefeitura de Guaramirim avançam nos trâmites para construção de uma nova ponte de concreto na região do Guamiranga. O investimento previsto é de R$ 12,8 milhões, com recursos próprios divididos igualmente entre os dois municípios.
A nova estrutura substituirá a Ponte Pênsil do Guamiranga, interditada em 2025 após avaliação técnica identificar comprometimento nas condições de segurança.
Segundo as prefeituras, a interdição foi necessária para garantir a segurança dos moradores das comunidades de São Mateus e Guamiranga, que utilizam a ligação entre os municípios.
O projeto executivo da nova ponte já foi concluído e atualmente está em fase de análise e licenciamento ambiental junto aos órgãos responsáveis.
Licitação pode ser lançada em até 60 dias
De acordo com as administrações municipais, a expectativa é finalizar nos próximos dias a etapa necessária para encaminhamento da documentação ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.
Após o protocolo, o processo seguirá para análise ambiental.
As prefeituras afirmam que a obra é considerada prioridade devido à importância da ligação para a mobilidade da população e para o desenvolvimento das comunidades da região.
Os municípios também informaram que trabalham para acelerar as etapas técnicas e administrativas, especialmente relacionadas ao licenciamento ambiental, para viabilizar a abertura da licitação.
A previsão é de que o processo licitatório seja lançado em até 60 dias. Após a emissão da ordem de serviço, a estimativa é de 15 meses para conclusão da obra.














