Entre os dias 9 e 11 de setembro, São Francisco do Sul será o centro do debate sobre o futuro do turismo em Santa Catarina, reunindo autoridades, especialistas e gestores públicos para discutir inovação, sustentabilidade e valorização cultural. Realizado pela Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio da Secretaria de Turismo, o evento contará com palestras, painéis temáticos e workshops gratuitos.
A programação tem início no dia 9, com a participação do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e da vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, em debates sobre destinos turísticos inteligentes e o papel do turismo no desenvolvimento urbano e cultural. O dia 10 será marcado por painéis sobre governança, gestão compartilhada, patrimônio histórico e inovação no setor, além de mesas-redondas para troca de experiências. Já o dia 11 será dedicado a dois workshops com vagas limitadas: “Memórias que Encantam: Redescobrindo o Patrimônio com Olhar Criativo”, conduzido por Rodrigo Stupp (Guia Manezinho), e “Eventos que Encantam: Transformando Experiências Locais em Atrações Turísticas”, com Vinícius de Lucca.
A participação nos dois primeiros dias não exige inscrição prévia, com credenciamento no local. Já para os workshops é necessário se inscrever antecipadamente pela plataforma Sympla, no link: https://acesse.one/8ydmj. Todas as atividades têm entrada gratuita.
Confira a programação completa
09/09 – 1º DIA – PALESTRAS
Local: Cine Teatro X de Novembro
18h30 | Credenciamento
19h – 19h45 | Abertura
20h – 20h30 | Cidades Turísticas Inteligentes: Como preparar destinos para o futuro – Topázio Neto (Prefeito de Florianópolis)
20h30 – 21h | Turismo como motor de desenvolvimento urbano e cultural – Rejane Gambin (Vice-prefeita de Joinville)
10/09 – 2º DIA – PAINÉIS TEMÁTICOS
Local: Cine Teatro X de Novembro
9h – 9h30 | Painel 1: Governança e Planejamento para o Futuro – Ulysses Kreutzfeld (Secretário de Turismo e Lazer de Blumenau)
9h30 – 10h | Painel 2: Turismo em Parceria – Caminhos para a Gestão Compartilhada – Guilherme Gassenferth (Secretário de Cultura e Turismo de Joinville)
10h – 10h30 | Intervalo
10h30 – 11h | Painel 3: Patrimônio Vivo e Inovação: Experiências Locais e Valorização Cultural – Rodrigo Stupp (Guia Manezinho)
11h – 12h | Mesa-redonda: Discussão colaborativa com os palestrantes
12h | Almoço livre
14h – 14h30 | Painel 4: Eventos que Conectam: Como transformar eventos em experiências turísticas inteligentes – Alisson Barcelos (Co-fundador da SB+Eventos e VP Executivo de Eventos da ADVB-SC)
14h30 – 15h | Painel 5: Turismo Inteligente na Prática – Vinícius de Lucca (Coordenador do Projeto DTI – Destinos Turísticos Inteligentes)
15h – 15h45 | Mesa-redonda: Discussão colaborativa com os palestrantes
16h – 16h30 | Encerramento
11/09 – 3º DIA – WORKSHOPS (VAGAS LIMITADAS)
Local: Terminal Turístico Naval
Workshop 1: Memórias que Encantam: Redescobrindo o Patrimônio com Olhar Criativo
Instrutor: Rodrigo Stupp (Guia Manezinho)
09h – 12h
Workshop 2: Eventos que Encantam: Transformando Experiências Locais em Atrações Turísticas
Instrutor: Vinícius de Lucca
09h – 12h













