O local que abrigou a Câmara de Vereadores, a Cadeia Pública e durante 50 anos foi a sede da agência dos Correios passa a abrigar a Biblioteca Pública Augusto José Ribeiro a partir desta segunda-feira, 29. O prédio, localizado no Centro Histórico de São Francisco do Sul, foi reformado pela Prefeitura e faz parte do pacote de obras que o executivo municipal entrega neste mês de abril em comemoração ao aniversário de 177 anos da cidade e os 366 anos de fundação do município.
Além de representantes do executivo, legislativo e da comunidade, a cerimônia contou com a presença de alunos da Escola Básica Municipal Franklin de Oliveira, que tiveram a oportunidade participar de uma contação de histórias com Day Miranda.
Para o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, inaugurar o novo espaço é uma volta ao passado, mais precisamente, à sua infância. Durante a cerimônia que entregou a nova biblioteca ao público, ele lembrou os tempos em que brincava nas dependências do então prédio dos Correios. “Tinha sete anos de idade quando brincava aqui nesse prédio”, relembrou. Ao contar parte de sua história familiar, o prefeito acrescentou ter “uma história identificada com o Correio”.
Segundo Godofredo, a entrega da Biblioteca é “um momento ímpar”. “Um prédio, em uma posição estratégica, que hoje é do município e que vai ficar permanentemente aqui para contar a história da nossa cidade”, frisou.
A obra da nova Biblioteca Municipal passou pela revisão de esquadrias, revisão de cobertura, divisórias em drywall, pintura, instalação de piso vinílico, forro em gesso, novas luminárias e pintura, com investimento de R$ 271.412,62, concluindo a revitalização do espaço.
“Aqui a gente vê a possibilidade de uma série de outras atividades, aproveitando a praça, um ambiente muito central, ao lado da igreja Matriz e, com certeza, de vivência para as crianças’, salientou a diretora-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul (Fucisf), Marianna Corrêa.
A Biblioteca Pública Augusto José Ribeiro estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 horas até as 18 horas.
Arquivo histórico digitalizado
Durante a cerimônia, o prefeito citou a criação do arquivo histórico digitalizado do município. Documentos e histórias poderão ser registradas e integradas ao acervo da cidade.
“Assim nós vamos ter um resgate da história de São Francisco do Sul, no máximo que nós pudermos. Isso vai servir para nós, adultos, em um primeiro momento, e muito mais para as futuras gerações”, afirmou o prefeito.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde