Projeto de engordamento de praia com sedimentos da dragagem da Baía da Babitonga conquista prêmio nacional

O inédito projeto do uso de sedimentos da dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga para o engordamento da Praia de Itapoá recebeu menção honrosa em premiação nacional relacionada à responsabilidade ambiental. A obra, promovida pelo Porto de São Francisco do Sul, deve começar no segundo semestre de 2025 e faz parte da dragagem de aprofundamento da Baía, no Norte catarinense.

O projeto foi um dos seis premiados no Prêmio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental, entre 34 inscrições de todos os terminais portuários do Brasil. A premiação ocorreu no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 18, durante o Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente.

O gerente de Meio Ambiente do Porto de São Francisco, Oscar Schmidt, apresentou à plateia os principais aspectos da obro que aproveitará parte dos sedimentos da dragagem para a ampliação de sete quilômetros da Praia de Itapoá, que nos últimos anos, tem sofrido com erosão marítima.

Esta será a primeira vez no Brasil que os sedimentos de uma dragagem portuária terão como destino o alargamento de uma praia. Em vez de dispensar a areia no mar, este material de ótima qualidade será usado em benefício das praias de Itapoá, favorecendo o turismo na região.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha MetropolitanaCurta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Compartilhe nas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *