A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio 7ª Delegacia de Polícia de Joinville neste domingo, 9, teve uma Representação acolhida pelo Poder Judiciário, em regime de urgência, após a manifestação favorável do Ministério Público, contra o professor da rede estadual de ensino suspeito da prática do delito de Apologia de Crime ou Criminoso (art. 287 do Código Penal). O professor terá que usar tornozeleira eletrônica.
Segundo apurado no procedimento policial, o professor ao fazer comentários com referências positivas aos crimes ocorridos em Blumenau, para seus alunos adolescentes e dentro do ambiente educacional, extrapolou o limiar da liberdade de opinião, de expressão e pedagógica, incidindo na conduta criminosa e reprovável.
A imposição judicial das medidas cautelares propostas de afastamento do cargo, obrigatoriedade de distanciamento de qualquer unidade escolar, proibição de manter contato com qualquer aluno ou testemunha e o uso de tornozeleira eletrônica, tem por finalidade resguardar a lisura e a continuidade das investigações, preservando a regularidade das atividades escolares em Joinville, sem qualquer exposição de alunos ou professores ao risco de reiteração ou progressão criminosa.
O procedimento administrativo-investigatório prosseguirá com novas diligências previstas ao longo da semana. Outras denúncias de racismo, xenofobia, homofobia e intolerância religiosa contra o suspeito serão averiguadas e distribuídas conforme atribuições das unidades policiais.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha MetropolitanaCurta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram














