A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, nesta sexta-feira, 4, a Operação Limes, uma ação coordenada pela Delegacia de Polícia de Garuva com foco no combate ao crime organizado no Estado. A operação é resultado de um ano de investigações que identificaram uma rede criminosa envolvida no tráfico de drogas e outros delitos.
Segundo a investigação, líderes da facção atuavam de dentro de presídios, de onde repassavam ordens a integrantes em liberdade por meio de celulares, dispositivos clandestinos e até por intermédio de uma advogada. Com o apoio de diversas delegacias especializadas e unidades da Polícia Penal e da Polícia Militar, a operação prendeu 12 pessoas e cumpriu 26 mandados de busca e apreensão.
Durante a ação, foram apreendidas drogas, dinheiro e outros materiais ligados à investigação. As buscas também ocorreram em celas de presídios localizados em Joinville e Florianópolis, onde estão detidos suspeitos de envolvimento com a organização criminosa.
A Justiça determinou ainda uma medida cautelar contra uma advogada, proibindo seu acesso a unidades prisionais e o contato com os investigados por qualquer meio.
O nome da operação, “Limes”, termo em latim que se refere a limites fortificados, simboliza a atuação firme das forças de segurança nas divisas do Estado, locais considerados estratégicos para o avanço de facções criminosas.