Mutirão da Cidadania da Defensoria Pública estará em Joinville nesta sexta com serviços de graça para população de baixa renda

Van dos Direitos leva defensoras e defensores a comunidades carentes do Estado
Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira, 27, a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPESC) estará com a Van dos Direitos no Bairro Aventureiro, em Joinville, para mais uma edição do Mutirão da Cidadania. A ação está sendo realizada no município em parceria com o vereador Ascendino Batista e a Polícia Científica e faz parte das atividades itinerantes promovidas em todo o Estado pela Assessoria de Projetos Especiais da Defensoria para oferecer serviços gratuitos de regularização de documentos e orientações jurídicas.

Durante o evento, a comunidade poderá tirar suas dúvidas sobre seus direitos e processos que tramitam na Justiça Estadual com a equipe da DPESC durante o evento, das 13h30 às 17h. Na Van dos Direitos também será possível emitir de graça a 2ª Via de Certidões de Registro Civil (nascimento, casamento e óbito). As solicitações são enviadas via sistema aos cartórios e são entregues na própria comunidade pela DPESC após 15 dias de forma totalmente gratuita.

As certidões são necessárias para fazer a Carteira de Identidade, que também poderá ser encaminhada no local pela Polícia Científica.

Essa não é a primeira vez que o Mutirão da Cidadania acontece na cidade: em julho deste ano, a Defensoria do Estado realizou a ação no Bairro Paranaguamirim, atendendo mais de 400 pessoas e encaminhando 224 segundas vias de certidões de nascimento e casamento.

O atendimento é gratuito à população com renda familiar de até três salários mínimos. Os documentos necessários são: RG (caso tenha), dados do cartório onde foi registrado ou o local de nascimento, número do processo ou CPF para solicitar consulta processual.

Atendimentos gratuitos da Defensoria Pública do Estado:

  • Orientações jurídicas
  • Consultas processuais
  • Solicitações de 2ª Via de Certidões de Registro Civil (nascimento, casamento e óbito)

Para ser atendido, é preciso do RG (caso tenha), dados do cartório onde foi registrado ou o local de nascimento, número do processo ou CPF para solicitar consulta processual.

O Mutirão da Cidadania será das 13h30 às 17h, no CEU Aventureiro, na Rua Theonesto Westrupp, n°627, Bairro Aventureiro.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira