Município contabiliza 401 projetos e amplia participação de agentes culturais nos editais
A Prefeitura de Joinville registrou recorde de inscrições nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Ao todo, foram 401 projetos inscritos, número superior ao do ano anterior, que teve 258 propostas.
A lista dos projetos foi publicada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e está disponível no site oficial do município. Os editais abrangem iniciativas como Premiação Mestres e Mestras do Saber, Ações Culturais e Rede Municipal de Pontos de Cultura, vinculada à Política Nacional de Cultura Viva.
Segundo a diretora de cultura da Secult, Gizela Michalichen, o aumento está relacionado às ações de mobilização realizadas ao longo do processo. “O recorde demonstra o fortalecimento do setor cultural no município e o alcance das ações de orientação promovidas junto aos agentes culturais”, afirma.
Entre as iniciativas, está o projeto Caravana Cultura e Movimento, que promoveu encontros em diferentes regiões da cidade com artistas, produtores e demais profissionais do setor. As atividades abordaram políticas públicas culturais, mecanismos de incentivo e orientações sobre os editais.
“Fomos para as regiões da cidade para orientar a comunidade sobre como elaborar projetos, por meio de oficinas”, completa a diretora.
A Secult também realizou sete encontros específicos para esclarecer dúvidas e auxiliar os proponentes no processo de inscrição.
Com a divulgação da lista, os projetos seguem para a fase de avaliação. Ao todo, serão destinados R$ 3,6 milhões, com recursos do Governo Federal, para financiamento das propostas selecionadas.













