Equipes técnicas analisam viabilidade do processo e iniciam etapa de revisão da legislação necessária para a transferência da gestão
O Governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Joinville avançaram nas tratativas para a estadualização do Hospital Municipal São José. Na última sexta-feira, 19, equipes técnicas das duas esferas se reuniram para discutir os estudos de viabilidade e definir os próximos passos do processo.
O encontro foi conduzido pela prefeita de Joinville, Rejane Gambin, e pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Antes da reunião, o secretário realizou visitas técnicas à Maternidade Darcy Vargas e ao Hospital Municipal São José para conhecer a estrutura das unidades e acompanhar as demandas dos serviços prestados.
Segundo a Prefeitura, as discussões têm como base as diretrizes estabelecidas no termo de cooperação firmado entre as partes. Entre os pontos previstos estão a manutenção do atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a preservação dos serviços oferecidos pelo hospital e a garantia de permanência dos servidores atualmente vinculados à unidade.
Próxima etapa envolve adequações legais
Durante a reunião, as equipes apresentaram os resultados preliminares das análises técnicas e dos estudos de viabilidade realizados até o momento. Com o avanço dessa fase, os trabalhos passam a se concentrar na revisão da legislação necessária para viabilizar a estadualização.
Os técnicos do município e do Estado irão identificar quais normas precisam ser adequadas em cada esfera administrativa para permitir o andamento do processo.
Referência em atendimentos de alta complexidade, o Hospital São José atende pacientes de Joinville e de municípios da região em especialidades como ortopedia, neurologia e oncologia. Segundo o Governo do Estado, a unidade presta assistência a uma população superior a um milhão de pessoas no Norte e Nordeste catarinense.












