Cláudio Loetz: Oportunistas na terra das oportunidades

O programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado de Santa Catarina, está sob forte escrutínio da sociedade. Um relatório recente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou que, dos mais de 32 mil cadastros de alunos matriculados, mais da metade (18.383) estariam em desacordo com as regras de ingresso do próprio programa.

Na prática, foram identificados casos de pessoas com patrimônio milionário, renda mensal acima do limite permitido, alunos com carteira de trabalho assinada (condição vetada pelo programa) e até estudantes residindo fora do Estado.

Esses exemplos reforçam um velho ditado popular: em terra de oportunidades, surgem os oportunistas.

Além de imoral, a situação pode configurar crimes. Caberá à Justiça analisar os casos e responsabilizar os envolvidos. O que não resta dúvida é que faltou controle desde o início do processo de inscrições. A situação poderia ter se estendido indefinidamente, se não fosse a atuação vigilante dos conselheiros do TCE.

Educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. E o dinheiro público precisa ser utilizado com responsabilidade, beneficiando o coletivo.

As responsabilidades devem ser apuradas até o fim, e quem for comprovadamente culpado pelas fraudes precisa ser punido de acordo com a lei. Transigir é inaceitável.

Foto: Marco Favero/ Arquivo/ SECOM

Jonas Tilp é eleito presidente do Conselho da Cidade

O empresário Jonas Tilp, com atuação no setor imobiliário e de urbanismo, foi eleito presidente do Conselho da Cidade de Joinville. Trata-se de um órgão consultivo, composto por representantes do poder público, setor empresarial e organizações da sociedade civil.

O Conselho tem como foco principal a análise e o debate de temas relacionados à legislação urbanística, incluindo questões como mobilidade urbana e uso e ocupação do solo.

Vale lembrar que a mobilidade é um dos principais gargalos enfrentados por Joinville.

Jonas Tilp – Foto: Divulgação.

Prefeito fala sobre saúde e infraestrutura

Em entrevista ao podcast da Santa Fé Seguros, conduzido por Jalmei Duarte, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (NOVO), foi direto:

“O Hospital São José é um grande problema. Os servidores são heróis. Trinta por cento dos pacientes vêm de outras cidades. Com todo o dinheiro utilizado para custear o hospital municipal São José, não conseguimos expandir a pavimentação de ruas.”

Ainda segundo o prefeito:

“Ainda temos 500 quilômetros de rua de barro. É inadmissível!”


Futuro político em aberto

Ao ser questionado sobre o seu futuro político, Adriano Silva declarou:

“Sou muito feliz como prefeito de Joinville. Não entrei para fazer carreira política. Sim, tem pressão do NOVO, do governador… O partido NOVO vai definir.”

O partido NOVO realizará uma reunião estadual no dia 16 de julho, em Florianópolis, e o tema deve estar em pauta.


Frase da semana

“Ou nos entendemos ou nos afundaremos todos juntos”

Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), sobre as divergências entre o governo e o mercado a respeito da política fiscal.

Josué Gomes da Silva (Foto: Governo do Estado de SP/Divulgação)

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha MetropolitanaCurta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Compartilhe nas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *