A decisão do DNIT em fazer obras de recuperação do pavimento na BR-280 (trecho da BR 101 ate Araquari) durante horas seguidas desde esta quarta-feira, provocou absoluto caos. Congestionamentos gigantes causaram prejuízos para empresários e prejudicaram o direito de ir e vir das pessoas.
A situação criou fato político a ponto da prefeitura de Araquari ter se posicionado publicamente.
A nota da prefeitura manifestou “indignação” e disse ser “inaceitável” a situação, considerando-a “falta de consideração do DNIT para com a cidade”.
Recente levantamento mostra que 50 mil veículos circulam, diariamente, no trecho que vai da BR-101 até o porto de São Francisco do Sul.
A duplicação da BR-280 é um imperativo. Com obras atrasadas há dez anos, nada indica que a duplicação acontecerá em menos de cinco.
Aliás, um acidente de caminhão no trecho Sul da BR-101, no Morro dos Cavalos, levou políticos e lideranças empresariais a pleitear construção de túnel neste trecho.
Enquanto isso, nada acontece na BR-280, entre a BR-101 e São Francisco do Sul.
Aliás, acontece sim: mais congestionamentos.

Logística, o novo negócio no Norte do Estado
De Garuva até Governador Celso Ramos há cada vez mais galpões empresariais sendo instalados próximo a rodovia BR-101.
Exemplos são o grupo Precisão, que instala galpões com 750 mil metros quadrados. E o grupo Fulwood está erguendo um condomínio empresarial no município de Governador Celso Ramos. O investimento no GCR Business Park soma R$ 115 milhões. Sem contar tudo o que já se instalou em Araquari até Itajaí.
Santa Catarina tem 1,2 milhão de metros quadrados em estoque de condomínios empresariais.
A taxa de vacância no Estado é de 3 por cento; a média no país é de 10 por cento.
Recursos para inovação
A Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep) disponibiliza R$ 100 milhões para projetos de pesquisas e desenvolvimento voltados para o setor automotivo.
Encontro com empresarios está agendado para o dia 14 de maio. Será no Agora Tech Park, em Joinville.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha MetropolitanaCurta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram