Cláudio Loetz: Estacionamento rotativo precisa voltar

Está praticamente certo o retorno do estacionamento rotativo em ruas da região do Centro de Joinville. É urgente. Alguns dados estatísticos sobre mobilidade urbana e a realidade visível dos motoristas em procurar uma mísera vaga, impõem essa volta.

Vejamos: Joinville tem frota de 494 mil veículos para uma população de 665 mil moradores. O que significa que para cada habitante há 0,74 carro. Dito de outra forma: há bem mais de um veículo por habitante adulto na cidade mais populosa do Estado.

Desse jeito, evidentemente, adeus mobilidade. O caos no trânsito começa a imperar. Em qualquer região durante todo o período diurno nos dias de semana.

Mais: são 42 veículos a mais, por dia no trânsito, neste ano. Em 2024, o acréscimo diário foi de 46, entre carros, motos, caminhões e ônibus.

E mais: nos últimos 15 anos, a frota aumentou 72 por cento; a população de Joinville cresceu 29 por cento.

Obras estruturantes – pontes e viadutos – demoram para sair dos computadores de técnicos.

Sem mobilidade, e com o trânsito estrangulado, compromete-se a tão badalada qualidade de vida. E, até mesmo, produtividade do trabalhador, para inquietação dos empresários.

E essa explosão de veículos em circulação nas ruas decorre, inclusive, da rejeição dos joinvilenses ao serviço de transporte público.

Só usa ônibus quem, por absoluta incapacidade financeira, ainda não comprou sua moto ou um carro usado.

Sim. Em pouco tempo, Joinville vai parar nos engarrafamentos contínuos e diários.

Antigo estacionamento rotativo de Joinville – Foto: Divulgação.

Alguém lembra?

Há um ano, as grandes varejistas (Havan, Renner, C&A, etc) fizeram escândalo , bradando contra o imposto de importação das “blusinhas”.

Até parecia que iam falir…

Um ano depois, o que aconteceu?

Nada.

Ou melhor: a rede Riachuelo teve seu maior lucro para um segundo.trimestre; a C&A voltou a importar massivamente; as vendas da Renner cresceram 18 por cento. E a Havan caminha para abrir sua loja de número 200.

Endividamento

Enquanto isso, aumenta o endividamento das famílias

Levantamento da Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços (CNC) confirma: 81,2 por cento das famílias com renda mensal de até três salários mínimos estão endividadas.

E a média geral de endividamento atinge 78 por cento da população brasileira.

Frase

“A Havan vai inaugurar nova loja em Curitiba. Será no bairro Portão”.

Luciano Hang, que pretende chegar a 200 lojas em 2026

Foto: Divulgação.

Compartilhe nas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


500x500-1