O objetivo foi abordar a situação dos escorpiões em Santa Catarina e discutir estratégias para o combate a estes aracnídeos
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reafirma seu compromisso com a saúde pública ao participar de uma importante reunião promovida pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) do Estado de Santa Catarina junto à Regional de Saúde, ocorrida no dia 26 de setembro.
A reunião teve como objetivo abordar a situação dos escorpiões no Estado e discutir estratégias para o combate a estes aracnídeos, que se proliferaram em algumas regiões catarinenses.
A bióloga Mari Ottonelli, representante da DIVE/SES (Secretaria de Estado da Saúde), conduziu a reunião e explanou sobre as diferentes espécies de escorpiões presentes em Santa Catarina, bem como os riscos que representam para a população e as melhores práticas para o seu controle.
Os presentes na reunião foram o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, o gerente regional de Saúde, Sérgio Pacheco, a gerente estadual de Zoonoses, Ivânia da Costa Folster, as biólogas da Regional de Saúde, Francine Lunelli e Kellianny Oliveira, o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fernando Fischer, a gerente de Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani, a supervisora do Controle de Zoonoses do município de Jaraguá do Sul, Valéria Simone Weis Greco, e a agente de endemias Maria Madalena Bernardini.
Segundo o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, a Secretaria Municipal de Saúde continua comprometida com a prevenção e o combate aos agravos à saúde pública e está atenta aos desafios relacionados aos escorpiões no município.
Uma das principais decisões tomadas durante a reunião foi a de promover um treinamento específico para os agentes de endemias dos municípios da região. O objetivo deste treinamento é capacitar estes profissionais para aprimorar suas ações de busca ativa e o manejo adequado dos casos relacionados a escorpiões, contribuindo assim para a segurança da população.
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio de ações como esta, demonstra a importância da colaboração entre as esferas estadual e municipal para a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade.

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde