Pesquisa desenvolvida em escola municipal destaca interculturalidade na educação

Um trabalho científico desenvolvido no âmbito da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Sul foi aprovado no V Narrativas Interculturais, Decoloniais e Antirracistas em Educação: por equidade, justiça e bem-viver. Intitulado “Entre o Mangue e o Atlântico: Encontro de Saberes e Interculturalidade na Educação Integral entre São Francisco do Sul e a Ilha da Madeira”, o estudo é de autoria de Vanessa Aparecida de Meira.

Submetido em 6 de junho de 2026, na modalidade Conversatórios, o trabalho integra a Conversatória 14 – Encontro de Saberes: diálogos interculturais e interepistêmicos entre a academia e os Povos e Comunidades Tradicionais.

A pesquisa apresenta uma reflexão sobre uma prática educativa desenvolvida na Escola Municipal Dr. Franklin de Oliveira, articulando Educação Integral, interculturalidade crítica, educação ambiental e saberes tradicionais.

O estudo estabelece um diálogo entre São Francisco do Sul e a Ilha da Madeira, em Portugal, a partir de elementos relacionados à cultura, à história, à memória, à identidade, às comunidades tradicionais e aos conhecimentos produzidos nos territórios. Entre os elementos abordados estão os manguezais da Baía Babitonga, os sambaquis, as narrativas populares, além da presença histórica do povo Mbya Guarani.

Para a secretária de Educação, Adriane Guimarães, o reconhecimento contribui para valorizar o trabalho desenvolvido diariamente nas escolas municipais. “A aprovação desse trabalho demonstra a relevância das práticas desenvolvidas na nossa Rede Municipal de Ensino. É um reconhecimento que nos incentiva a seguir fortalecendo uma educação conectada com a realidade dos nossos estudantes”, destaca.

Compartilhe nas redes