Nova equipe joinvilense de Handebol competirá em nível nacional

Diferente do antigo Handville, o Handebol Joinville busca trabalha com atletas 100% dedicados ao esporte
Foto: Divulgação

Joinville, a maior cidade do Estado de Santa Catarina, está ganhando um novo time de handebol. Chamado de “Joinville Handebol – Ielusc/Athletic”, a equipe foi fundada no início de 2023 para atuar nas competições estaduais e nacionais. Por outro lado, o tradicional time do Handville, que existe há seis anos, continuará disputando os torneios locais e regionais, como sempre atuou.


“Esta nova equipe do Handebol Joinville é mais profissional e engloba atletas mais que visam seguir esta carreira esportiva. É diferente do que acontecia com a equipe do Handville, em que os participantes precisam se dividir entre os treinos e o emprego”, explica o atleta, universitário e coordenador de comunicação do novo Handebol Joinville, Francesco Gon Grasso.


Com 21 jogadores, com idades entre 18 e 34 anos, a equipe é composta por 80% de jogadores joinvilenses. Os atletas são profissionais que desejam fazer do esporte sua vida. Focando nos jogos da Liga Nacional, o Handebol Joinville tem como técnico Giancarlos Ramirez, que é o atual auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Handebol.


“No momento estamos na pré-temporada, então estamos focando na parte física (academia, musculação e corrida) e em momentos táticos (bola e fundamentos do esporte). Esta atmosfera do esporte em Joinville é muito interessante e isso é muito bom e contagiante. Temos o JEC Futsal, o Joinville vôlei, o Handebol e isso é ótimo, porque vemos uma população apaixonada pelo esporte”, frisa ele.


O grupo do Handebol Joinville está treinando todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 15h às 18 horas, no Ginásio do Centro de Treinamento (CT) Ivo Varella. “A Faculdade Ielusc é a ‘nossa casa’, onde sediaremos nossos jogos, sejam estaduais ou nacionais. Inclusive, no ano passado, todos os jogos que ocorreram aqui em Joinville, foram disputados no ginásio da Faculdade Ielusc, no bairro Saguaçu”, informa o atleta.


Dentro do calendário de competições confirmadas para 2023, destaque para três delas: a Liga Nacional, os JASC e os JUBs (Jogos Universitários Brasileiros). O Handebol Joinville tem como apoiadores a Faculdade Ielusc, a Ádamo Gastronomia, a Digimax Joinville, o HiperMais Atacado e a concessionária Metronorte Chevrolet.


Quem observa a logomarca do Handebol Joinville nota uma grande semelhança com as cores do JEC e do JEC Futsal. “Propositalmente, fizemos questão de ter, em nossa logomarca, as cores alusivas às equipes tricolores da nossa cidade: preto, branco e vermelho. Tudo isso para criar uma identidade com a nossa cidade, assim como o formato e alguns símbolos da bandeira da cidade estão presentes em nosso escudo”, explica.


“Handebol é um esporte muito dinâmico. Por mais que seja considerado agressivo, ele tem o seu lado de lances plásticos. É uma correria o tempo todo, sendo muito pensado e, sem dúvida, bastante estratégico. Tem o momento de combate, mas também tem o momento de trabalhar a jogada que o técnico pediu.

Vale ressaltar que grande parte das pessoas já jogou handebol na escola onde estudava e tem conhecimento sobre o esporte. Como não tem muita visibilidade da mídia, as pessoas acabam esquecendo do handebol. Relembrar e resgatar esta nostalgia deste esporte é muito bacana”, expõe Francesco.

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira