O Porto Brasil Sul (PBS) recebeu licença ambiental prévia (LAP) do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O documento foi assinado nesta terça feira, dia 27 de janeiro.
O projeto do PBS é da Worldport Desenvolvimento Portuário S.A., a ser implementado na região do Sumidouro, em São Francisco do Sul.
O terminal privado terá seis berços de atracação e cinco terminais (contêineres, carga geral, veículos, grãos e fertilizantes).
A movimentação de cargas prevista é de 20 milhões de toneladas por ano. O empreendimento deverá criar 2 mil empregos diretos quando estiver em operação.
O local escolhido para a construção do Porto tem profundidade natural acima de 18 metros. Isso permitirá a operação de navios pós-panamax e mega containerships.
A conquista da LAP é o primeiro passo. Será necessário o certificado da licença ambiental de operação.
Com a perspectiva do Porto Brasil Sul se instalar no município de São Francisco do Sul, aumentará a necessidade de mais rapidez nas obras de duplicação da BR 280 (lote 1), paralisadas há muito tempo.
Ratinho em Garuva
O apresentador Ratinho (pai do governador do Paraná, Ratinho Júnior) estará em Garuva no dia 7 de fevereiro. Participará do evento de apresentação do mirante da Serra.
Licitação suspensa
A prefeitura de Joinville suspendeu o pregão eletrônico 538/2025. O processo licitatório previa a contratação de sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial e inteligência artificial para a segurança pública no município, com possibilidade de instalação de 3650 câmeras.
O processo licitatório será retomado assim que forem sanadas as dúvidas e o Tribunal de Contas do Estado der seu parecer.
Frase
“O PSD não realizará prévias para escolher seu candidato a presidente da República. Será uma discussão interna”.
(Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul)













