A sessão plenária realizada na manhã desta quinta-feira, 18, teve como destaque reivindicações por melhorias nas rodovias que cortam o estado.
O deputado Mário Motta (PSD) observou que o desmoronamento de uma rocha no Morro dos Cavalos, no último sábado, 13, repete o ocorrido em dezembro de 2022, quando um deslizamento de terra, na mesma localidade, interrompeu o trânsito na BR-101 por diversos dias.
Para o parlamentar, os casos estão ligados à forma como a Arteris Litoral Sul, concessionária da rodovia entre Palhoça e a capital paranaense, geriu seus pontos de risco. Segundo disse, a empresa classificou o trecho onde ocorreram os deslizamentos como de risco zero, sem perigo para o tráfego, no relatório que enviou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Ele declarou que a classificação, que é feita anualmente, levou em conta apenas avaliações visuais, e que, em razão disso, denunciará a empresa.
“Providenciamos uma representação à Controladoria-Geral da União, pois aparentemente todos os envolvidos nesta concessão parecem não se entender, se esquivando de suas responsabilidades. E quem está pagando a conta, pela segunda vez, literalmente, é a população, cujos impostos também deveriam ser melhor aplicados. Neste caso, com a prevenção dos pontos de risco.”
Estêner Soratto (PL), por sua vez, agradeceu ao governador Jorginho Mello (PL) e ao secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper (MDB), pela iniciativa de dar continuidade às obras de asfaltamento da Serra do Corvo Branco, SC-370, que foram iniciadas em 2014 e posteriormente passaram por diversos períodos de interrupção.
“A Serra do Corvo Branco é uma obra importantíssima, não só para a mobilidade dos catarinenses, mas também para o desenvolvimento do turismo. Nós temos uma das regiões mais lindas do Brasil e eu não tenho dúvida que a Serra do Corvo Branco, vai fazer com que toda a região seja beneficiada, pois vai atrair muitos turistas.”
Na mesma linha, Marcos da Rosa (União) também elogiou Jerry Comper, pela boa disposição em receber os pleitos que apresentou.
Ele citou a inclusão no Programa Estrada Boa, implementado pelo governo do Estado para recuperação de rodovias, da SC-437 (trecho urbano em Imbituba), da SC-112, e da SC-281 (em Agrolândia).
Para as rodovias estaduais 480 e 155, foi pedido que seja permitido o tráfego de veículos de nove eixos, conhecidos como bitrens, no trecho que liga os municípios de Xanxerê e Abelardo Luz. Já para a SC-390, foi solicitada a instalação de um redutor de velocidade no km 6 da via, que liga Orleans e Lauro Müller.
“Não que a gente espere algum outro comportamento de um secretário, mas eu acho que elogiar é muito bom. E quando um secretário atende bem os deputados, entende que quando a nossa assessoria os procura é para fazer algum encaminhamento em prol da população, isso é louvável e é bom a gente destacar aqui também.”
Emerson Stein (MDB) anunciou que vai aproveitar a visita a Santa Catarina do ministro dos Transportes, Renan Filho, para entregar ofício assinado pela Bancada do Vale do Itajaí solicitando ao governo federal mais investimentos nas rodovias do estado. O ministro estará em Santa Catarina nesta quinta-feira (18) para a inauguração de obras.
“Como coordenador da Bancada do Vale do Itajaí, eu vou levar esse ofício ao ministro pedindo apoio e que nos ajude. Que olhe pela situação de Santa Catarina. Da maneira que está, já está um caos e, com certeza, vai piorar. O nosso estado precisa ter o retorno daquilo que é pago pelos nossos contribuintes à União”, disse Stein.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha MetropolitanaCurta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram












