21ª Feira do Livro de Joinville chega ao fim celebrando números e projetando expansão com Festival Literário Catarinense em 2026

A 21ª Feira do Livro de Joinville encerrou sua programação neste domingo, 8, após 11 dias de atrações e de corredores cheios. O evento, o mais antigo a ocorrer de forma ininterrupta em Santa Catarina dedicado à literatura, superou a marca de 85 mil visitantes, um aumento de mais de 20% em relação ao ano anterior. Também registrou um avanço pelos limites geográficos, com visitantes de mais de 60 cidades de pelo menos cinco estados brasileiros em suas atividades.

A expansão da Feira do Livro de Joinville para público de outras regiões do país foi observada, especialmente, em programações formativas como o Seminário para Professores e Mediadores de Leitura, o Seminário de Bibliotecários, o Encontro de Clubes de Leitura e as oficinas criativas.

As visitas escolares também registraram crescimento: aproximadamente 14 mil estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Superior passaram pelo evento e assistiram às suas palestras e conversas com escritores. Profissionais ligados a secretarias de Educação e de Lazer de quatro cidades catarinenses também visitaram a Feira do Livro de Joinville em busca de formação e inspiração.

Os números antecipam o movimento que a Feira do Livro de Joinville realiza para o futuro: em sua 22ª edição, que ocorrerá entre 28 de maio e 7 de junho de 2026, ela passa a receber o Festival Literário Catarinense. A iniciativa chega para consolidar o maior evento de literatura do estado e oferecer novas oportunidades para a promoção da leitura, com a inclusão de mais atrações de outras manifestações artísticas relacionadas à arte da escrita e de atividades de formação para diferentes áreas.

Dados:

  • Público estimado: 85 mil (21% superior a 2024)
  • Visitas escolares: 14 mil estudantes
  • 4 prefeituras enviaram profissionais para visitação à Feira do Livro: Blumenau, Indaial, Garuva e Paulo Lopes
  • Cidades atendidas: visitantes de mais de 60 cidades de pelo menos 5 estados brasileiros.
  • SC, PR, SP, RS, MG, DF e CE
  • Mais de 200 sessões de autógrafo.

Sobre a 21ª Feira do Livro:

A realização é do Instituto da Cultura e Educação e do Instituto Inspira, com patrocínio de Britânia, Instituto Carlos Roberto Hansen, Tigre, Caixa Econômica Federal, Sebrae, Univille, RH Brasil, ArcelorMittal, Multiplike, CLAMED, Franklin Eletric, Wetzel, Buschle & Lepper, Fiesc, Acafe, Catarinense Pharma e Selbetti. Conta com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio institucional da Prefeitura de Joinville, ABRH e OAB Joinville.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha MetropolitanaCurta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Compartilhe nas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *