VÍDEO: Homem é preso por golpe da maquininha; quadrilha fez 42 vítimas em Joinville

Foto e vídeo: Polícia Civil/Reprodução.

Um homem de 25 anos foi preso nesta quarta-feira, 12, suspeito de integrar uma associação criminosa que aplicava o chamado “golpe da entrega de flores” ou “golpe da maquininha”. A prisão foi realizada pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Estelionatos de Joinville, com apoio da DIC de Itajaí e da Polícia Civil de São Paulo.

O golpe funcionava da seguinte forma: os criminosos se passavam por uma rede de floricultura e entravam em contato com as vítimas, principalmente mulheres, alegando que elas haviam recebido um buquê de presente e que precisavam pagar uma pequena taxa na entrega. No momento do pagamento, os falsos entregadores usavam uma máquina adulterada, que realizava transações de alto valor enquanto exibia uma mensagem de erro. Muitas vítimas tentavam usar outros cartões, ampliando o prejuízo.

Em dezembro de 2024, um homem foi preso em flagrante ao tentar aplicar esse golpe em uma policial penal em Joinville, mas foi liberado com monitoramento por tornozeleira eletrônica, posteriormente removida. As investigações da Delegacia de Estelionatos de Joinville identificaram que ele já havia cometido diversos crimes semelhantes na cidade, o que levou à decretação de sua prisão preventiva.

Na terça-feira, 11, a Polícia Civil foi até São Paulo para cumprir o mandado, mas descobriu que o suspeito havia retornado para Santa Catarina para continuar aplicando o golpe. No dia seguinte, ele foi localizado em Itajaí, junto com outro integrante do grupo criminoso. No momento da prisão, os dois estavam com máquinas de pagamento, uma moto com caixa de entrega e o cartão de uma mulher que havia sido vítima no dia anterior.

A quadrilha é investigada por mais de 100 golpes em Santa Catarina, sendo 42 deles em Joinville e 16 em Itajaí. O prejuízo total estimado ultrapassa R$ 300 mil.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Prefeitura de Joinville publica relatório com histórico de ocorrências registradas pela Defesa Civil

Posta de atum lidera variação de preços entre pescados em Joinville, diz Procon; confira pesquisa

São Francisco do Sul completa 178 anos como cidade: um caleidoscópio de memórias e marcos históricos

Artigo – São Francisco do Sul: história, beleza e progresso

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda

Governo publica ampliação da faixa de isenção do IR para R$ 2.428