A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville recebeu uma recomendação do Ministério da Saúde para que joinvilenses com viagem programada para alguns municípios de São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins tomem a vacina contra febre amarela. Caso a pessoa já tenha a dose, não é necessário refazer.
A recomendação do Ministério da Saúde é para quem se deslocará para as seguintes cidades onde foram registrados casos recentes de febre amarela: Bragança Paulista (SP), Campinas (SP), Colina (SP), Osasco (SP), Pedra Bela (SP), Pinhalzinho (SP), Ribeirão Preto (SP), Socorro (SP), Joanópolis (SP), Tuiuti (SP), Ipuiúna (MG), Toledo (MG), Camanducaia (MG), Alto Alegre (RR) e Palmas (TO).
Também é recomendado a aplicação da vacina contra a febre amarela para quem ainda não é imunizado e se dirige para áreas rurais, em todo o Brasil.
O imunizante é aplicado nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e na Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172. A Sala de Vacinas Central funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Para receber a vacina não é necessário agendar, porém deve chegar na unidade no mínimo 30 minutos antes do horário de fechamento.
Para receber as vacinas, é preciso apresentar documento oficial, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde, além de documento do responsável no caso de menores de idade.
A febre amarela é uma doença causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), cuja transmissão se dá por meio da picada de mosquitos silvestres. Macacos e humanos são acometidos pela doença, que apresenta evolução rápida, com elevada letalidade nas formas graves.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde