Na sessão desta quarta-feira, 12, na Câmara de Vereadores de Joinville foi aprovada a resolução que criou uma Comissão Especial que terá a tarefa de investigar medidas de enfrentamento a moradores de rua. O objetivo é verificar os trabalhos que estão sendo realizados para esta finalidade.
A Comissão irá verificar o enfrentamento dado a crescente problemática da população em situação de rua na cidade de Joinville ao acompanhamento do programa de abordagem municipal direcionado a essa questão e ao serviço prestado pelo restaurante popular. Segundo a justificativa do projeto, Joinville tem vivenciado um aumento expressivo no número de pessoas em situação de rua, o que demanda uma resposta estruturada e eficaz por parte do poder público. Tal realidade afeta diretamente não apenas os indivíduos, que se encontram nessa condição, mas também toda a sociedade, gerando impactos sociais, econômicos e de segurança pública.
A instalação da Comissão Especial permitirá um debate aprofundado sobre as causas e consequências desse fenômeno, possibilitando a avaliação das políticas públicas atualmente implementadas, bem como a proposição de soluções eficazes e sustentáveis para minimizar o problema. “A Comissão terá a prerrogativa de ouvir a população, representantes do poder executivo, entidades do terceiro setor, especialistas na área, a empresa responsável pelo programa de abordagem e ao serviço prestado pelo restaurante popular na cidade de Joinville”, explicou o Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville Diego Machado.
O autor do da resolução, Vereador Brandel Junior, explicou que a intenção é fazer um diagnóstico preciso da situação na cidade. “Será possível construir um relatório final mais preciso da situação, identificar falhas nas ações e elaborar recomendações que possam ser aplicadas pelo município. Estamos fazendo isso pela urgência do assunto para darmos uma resposta a população da cidade assegurando o compromisso do Poder Legislativo com essa demanda social”, afirmou o parlamentar.
Composição da comissão especial
Os vereadores que irão compor a comissão foram definidos durante a sessão ordinária desta quarta 12/02. Os nomes são: Pastor Ascendino Batista, Mateus Batista, Adilson Girardi, Neto Petters e Instrutor Lucas. A primeira reunião de trabalho será na próxima semana, onde serão definidos os cargos de presidente, relator e membros da comissão.
Assinaturas favoráveis à criação comissão
Assinaram o projeto que cria a comissão especial: Brandel Junior – PL / Adilson Girardi – MDB /
Alisson – NOVO / Cleiton Profeta – PL / Diego Machado – PSD / Érico Vinicius – NOVO /
Henrique Deckmann – MDB / Instrutor Lucas – PL / Kiko da Luz – PSD / Liliane da Frada – POD
Lucas Souza – REPUBLICANOS / Mateus Batista – UNIÃO / Neto Petters – NOVO / Pastor
Ascendino Batista – PSD / Pelé – MDB / Vanessa da Rosa – PT / Tânia Larson – UNIÃO / Vanessa
Venzke Falk – NOVO.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde
Um comentário
Tem um ditado que diz: devemos dar o pão, mas também a educação. Parece-me que o poder público está dando o pão (café da manhã, almoço e janta) no Restaurante Popular do Bucarein, mas não está dando a devida educação, porque tem moradores de rua que simplesmente não merecem usufruir destes benefícios naquele local onde eu almoço todos os dias, porque não têm o mínimo de bom senso, desobedecendo as normas ali estabelecidas para o bom funcionamento da entidade: fumam onde é proibido fumar (aliás, quem tem dinheiro pra gastar com o nefasto vício do cigarro deveria ter dinheiro para se alimentar) , levam cachorros que latem, ganem, brigam, incomodando outros usuários, brigam entre si, furam filas, falam palavrões, ignorando a presença de mulheres e crianças, etc.