A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou na segunda-feira, 8, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação do público não vacinado ou com esquema incompleto. A campanha segue até 9 de setembro. O Dia D de mobilização nacional está programado para 20 de agosto.
Para a campanha contra a poliomielite o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de um ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário. Já as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada poliomielite (VIP) do esquema básico.
As crianças menores de um ano de idade deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.
Na multivacinação a população-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Locais de vacinação
Em Araquari, a vacinação ocorrerá de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30, nas seis salas de vacinação do município: UBSs Nicanor Corrente (Itinga), Geny Westrupp (Itinga), Joaquim Monteiro Cabral (Porto Grande), Maria de Fátima Silvano (Centro), João Antônio Ignácio (Rainha), Rosalina Modesta da Costa (Itapocu).
Além da campanha do Ministério da Saúde, a SMS também aderiu a campanha “Todo sábado é dia de vacinar”, do governo estadual. Durante o mês de agosto, pelo menos uma UBS do município ficará aberta para atender o público que precisa tomar o imunizante.
Além do dia 20, dia D de mobilização nas seis salas de vacinação, no dia 13 a UBS Nicanor Corrente (Itinga) ficará aberta das 8h às 17h; e no dia 27, as UBSs Maria de Fátima Silvano (Centro) e Barra do Itapocu (Barra do Itapocu) atenderão o público no mesmo horário. A SMS informa, ainda, que o morador pode procurar qualquer unidade de saúde para tomar a vacina, independente da região em que mora.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde