A Secretaria da Saúde (SES) de Joinville iniciou nesta segunda-feira, 7, a participação na 27ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. O imunizante está disponível para os grupos prioritários, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e na Sala de Vacinas Central (rua Abdon Batista, 172 -Centro).
A primeira etapa da campanha vai até o dia 10 de maio. Até essa data, poderão receber o imunizante as pessoas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, que são as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
Neste ano, o Ministério da Saúde incorporou o imunizante ao Calendário Nacional de Vacinação e, por isso, a vacina vai ficar disponível de forma permanente para esses públicos.
Também nessa primeira fase da campanha, o imunizante estará disponível para os outros grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, que são os trabalhadores da saúde; puérperas (mulheres que tiveram bebê a menos de 45 dias); professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde da SES, Aline Berkenbrock, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem se vacinar o quanto antes, já que o corpo precisa de algum tempo para adquirir imunidade contra o vírus.
“A vacina contra a gripe é uma das melhores formas de prevenção para alguns vírus respiratórios. Alguns podem gerar complicações, internações e até mortes. Neste momento é importante que a população procure se vacinar, principalmente porque leva de duas a três semanas para o corpo gerar imunidade, só depois que a pessoa deve estar protegida”, explica.
Outro ponto importante é que, mesmo as pessoas que se vacinaram nos anos anteriores, devem receber novamente o imunizante.
E Aline completa: “Mesmo quem se vacinou no ano passado, deve tomar novamente a vacina neste ano. Porque as vacinas são reformuladas de acordo com os vírus que estão mais prevalentes no ambiente”.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
A vacina pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Para este ano, a meta da Secretaria da Saúde de Joinville é vacinar 90% de cada um dos grupos do Calendário Nacional de Vacinação, ou seja, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Em 2024, a cobertura vacinal contra a gripe foi de 45,5%, considerando todos os grupos prioritários.
Onde se vacinar
A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca. Não é necessário agendar. A orientação é chegar ao local pelo menos meia hora antes do fechamento. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura.
Também é possível receber o imunizante na Sala Central de Vacinas, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua Abdon Batista, 172, Centro. A orientação também é chegar pelo menos 30 minutos antes do fechamento.
Vacinação será ampliada para toda a população
No dia 10 de maio, ocorre o Dia D, sábado de mobilização para vacinação. A partir do dia 12 de maio (segunda-feira), a vacina contra a gripe estará disponível para toda a população com mais de seis meses de idade.
A medida foi definida pela Secretaria de Estado de Saúde junto com os municípios catarinenses, e faz parte da estratégia da campanha para este ano que é ampliar a vacinação para toda a população. As ações foram discutidas na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde