Com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, a maior instituição de ensino particular de Joinville está prestes a passar por uma expansão significativa. Localizada no bairro Saguaçu, o Colégio Bonja terá uma ampliação de 2.100 metros quadrados em sua infraestrutura, voltada para o Ensino Infantil e Fundamental I, tornando-se o quinto edifício desse complexo educacional.
O projeto arquitetônico prevê salas de aula destinadas ao 1º ano do Ensino Fundamental, além de uma modalidade bilíngue para os alunos da Educação Infantil. Além das salas de aula, serão construídas áreas comuns de convivência e alimentação, laboratórios e uma quadra de esportes coberta, com o objetivo de proporcionar um maior conforto aos alunos. A entrada para o novo prédio permanecerá no mesmo local utilizado atualmente.
Segundo o diretor-geral do grupo Bom Jesus Ielusc, Silvio Iung, a intenção é iniciar a construção do novo prédio no final de julho ou início de agosto, com previsão de conclusão das obras em 10 meses. De acordo com o cronograma, o espaço estará pronto para receber os alunos na metade de 2024, aguardando apenas a liberação final dos órgãos da Prefeitura.
A arquiteta Danielle Allage foi responsável pelo projeto deste novo prédio de 2.100 m². Ela destaca que há 25 anos recebeu o desafio de projetar a unidade Saguaçu 1, que abrigaria a escola de Ensino Fundamental. Em 2023, teve a satisfação de dar continuidade a esse projeto, complementando a unidade com salas de aula mais modernas, laboratórios e uma quadra coberta, que são necessidades específicas de Joinville. A arquiteta acrescenta que fez uma releitura dos prédios existentes, utilizando cores vibrantes e priorizando a iluminação e ventilação naturais.
Fundado há 97 anos, o Colégio Bonja comemorou seu aniversário em março deste ano. Atualmente, a instituição conta com mais de 3.000 alunos na Educação Básica, distribuídos em três unidades de ensino, sendo duas no bairro Saguaçu e uma no centro da cidade. Em maio de 2022, o colégio inaugurou um moderno prédio de 8.000 metros quadrados, exclusivamente destinado ao Ensino Internacional.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde