A equipe de enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) realizou um treinamento sobre o Protocolo de Manejo de Síndromes Hipertensivas, patologia responsável por um grande número de partos prematuros.
Conforme Valquiria Probst, coordenadora de enfermagem do Centro Obstétrico e Cirúrgico do HMMNSG e responsável pelo treinamento, o protocolo tem o intuito de preparar as equipes e alinhar procedimentos nas situações de risco. Hoje, o HMMNSG atende a pacientes de baixa e média complexidade e, em casos mais graves, encaminha para hospitais de referência na região Norte de Santa Catarina.
“O importante é estarmos preparados para saber o que fazer quando tivermos gestantes com quadro de hipertensão, por exemplo. Essas crises exigem uma abordagem cuidadosa e, quando o procedimento é feito de forma correta e com agilidade, as chances de complicações para a mãe e para o bebê diminuem bastante”, destaca Valquiria.
A capacitação de profissionais tem sido constante na atual administração do HMMNSG e da UPA 24 Horas e está alinhada com as diretrizes do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Sul. Apenas no Centro Cirúrgico e Obstétrico foram realizadas mais de 10 capacitações neste ano.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde