Joinville irá sediar pelo segundo ano consecutivo a etapa estadual do Torneio de Robótica. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e 2 e 3 de dezembro, na Escola SESI de Referência (Escola do Moinho).
Mais de 540 competidores de 30 municípios participam do torneio, além de alunos de escolas municipais de Joinville. A competição, alinhada à metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), integra aprendizado, inovação e tecnologia, desafiando os estudantes a resolverem problemas reais por meio da criação e programação de robôs.
Aberto à comunidade, o Torneio de Robótica deve receber 5 mil visitantes. Nos dias 29 e 30 de novembro, o evento reúne equipes do SESI de todo o estado. Em 2 e 3 de dezembro, é realizada a etapa para escolas municipais.
Uma atração desta edição será a participação do piloto bicampeão da StockCar Pro Series, Gabriel Casagrande, no dia 3, às 10h, realizada pela ArcelorMittal, que patrocina a principal competição do automobilismo nacional e também o piloto.
Durante todos os dias do torneio, o carro de volta rápida de Gabriel Casagrande estará em exposição no hall da Escola SESI. Este carro é utilizado para a experiência de volta rápida de convidados, e o layout externo é idêntico ao veículo usado nas corridas por Gabriel Casagrande.
Entenda o Torneio de Robótica
A competição do Torneio de Robótica acontece em quatro categorias. Em três delas, os estudantes constroem robôs com diferentes graus de complexidade para resolver missões e também apresentam projetos de inovação com uma temática proposta pelos idealizadores.
Nesta edição, o tema Submerged (Submerso) convida os participantes a explorarem desafios relacionados à vida nos oceanos. A outra categoria é uma competição certificada pela Fórmula 1, com protótipos de carros em miniatura que são avaliados por suas características técnicas e desempenho.
Os vencedores da Etapa Estadual representarão Santa Catarina no Torneio Nacional, no qual são definidas as equipes que levam o talento brasileiro para o cenário global.
Conheça as quatro categorias do torneio:
- FIRST LEGO League (FLL): Voltada para estudantes de 11 a 14 anos, desafia as equipes a criar robôs que resolvam missões relacionadas ao tema anual. Esta categoria contará com 33 equipes do SESI e, em uma segunda etapa, equipes de escolas municipais de Santa Catarina.
- FIRST Tech Challenge (FTC): Para robôs mais sofisticados, com 10 equipes estaduais competindo.
- FIRST Robotics Competition (FRC), com robôs maiores e altamente tecnológicos para jovens do ensino médio avançado. Três equipes participam da competição.
- F1 in Schools: Uma competição oficial da Fórmula 1, na qual equipes constroem protótipos de carros para percorrer uma pista em alta velocidade, avaliados por critérios como aerodinâmica, inovação e divulgação.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde