Torneio Estadual de Robótica reunirá 540 competidores de 30 municípios catarinenses em Joinville

Foto: Divulgação.

Joinville irá sediar pelo segundo ano consecutivo a etapa estadual do Torneio de Robótica. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e 2 e 3 de dezembro, na Escola SESI de Referência (Escola do Moinho).

Mais de 540 competidores de 30 municípios participam do torneio, além de alunos de escolas municipais de Joinville. A competição, alinhada à metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), integra aprendizado, inovação e tecnologia, desafiando os estudantes a resolverem problemas reais por meio da criação e programação de robôs.

Aberto à comunidade, o Torneio de Robótica deve receber 5 mil visitantes. Nos dias 29 e 30 de novembro, o evento reúne equipes do SESI de todo o estado. Em 2 e 3 de dezembro, é realizada a etapa para escolas municipais.

Uma atração desta edição será a participação do piloto bicampeão da StockCar Pro Series, Gabriel Casagrande, no dia 3, às 10h, realizada pela ArcelorMittal, que patrocina a principal competição do automobilismo nacional e também o piloto.

Durante todos os dias do torneio, o carro de volta rápida de Gabriel Casagrande estará em exposição no hall da Escola SESI. Este carro é utilizado para a experiência de volta rápida de convidados, e o layout externo é idêntico ao veículo usado nas corridas por Gabriel Casagrande.

Entenda o Torneio de Robótica

A competição do Torneio de Robótica acontece em quatro categorias. Em três delas, os estudantes constroem robôs com diferentes graus de complexidade para resolver missões e também apresentam projetos de inovação com uma temática proposta pelos idealizadores.

Nesta edição, o tema Submerged (Submerso) convida os participantes a explorarem desafios relacionados à vida nos oceanos. A outra categoria é uma competição certificada pela Fórmula 1, com protótipos de carros em miniatura que são avaliados por suas características técnicas e desempenho.

Os vencedores da Etapa Estadual representarão Santa Catarina no Torneio Nacional, no qual são definidas as equipes que levam o talento brasileiro para o cenário global.

Conheça as quatro categorias do torneio:

  • FIRST LEGO League (FLL): Voltada para estudantes de 11 a 14 anos, desafia as equipes a criar robôs que resolvam missões relacionadas ao tema anual. Esta categoria contará com 33 equipes do SESI e, em uma segunda etapa, equipes de escolas municipais de Santa Catarina.
  • FIRST Tech Challenge (FTC): Para robôs mais sofisticados, com 10 equipes estaduais competindo.
  • FIRST Robotics Competition (FRC), com robôs maiores e altamente tecnológicos para jovens do ensino médio avançado. Três equipes participam da competição.
  • F1 in Schools: Uma competição oficial da Fórmula 1, na qual equipes constroem protótipos de carros para percorrer uma pista em alta velocidade, avaliados por critérios como aerodinâmica, inovação e divulgação.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível

Coluna Jura Arruda

Viajantes não imunizados contra a febre amarela e que vão para locais com risco de contrair a doença são orientados a vacinar em Joinville

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul