Se você tem MEI (Microempreendedor Individual), já sabe que em todos os anos é preciso emitir à Receita Federal a Declaração Anual de Faturamento. Neste ano o prazo se encerra no dia 31/05. O objetivo é informar o total de sua receita bruta anual, tomando como base o ano anterior, ou seja, tudo que foi apurado com a venda de mercadorias ou na prestação de serviços, com a emissão de nota fiscal ou não, o MEI é obrigado a declarar. Para isso é preciso somar todos os valores de venda do ano de 2022.
Também chamada de DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual), precisa informar se houve alguma contratação no ano anterior. Mesmo que o MEI não tenha tido movimento financeiro em 2022 a declaração deverá ser feita. O Sebrae SC disponibiliza um e-book gratuito com o passo a passo para emitir a declaração. O documento também pode ser emitido por qualquer contador.
Caso a declaração não seja emitida no prazo, o MEI ficará sujeito a multas a partir de R$ 50. Para fazer a declaração, uma das opções também é emitir diretamente no site do Governo.
