Tomou posse, nesta segunda-feira, 24, a nova secretária de Saúde da Prefeitura de Joinville, Tânia Eberhardt. Ela assume a função que era ocupada por Andrei Kolaceke. A cerimônia ocorreu no Centro de Atendimento ao Cidadão e teve a participação de dezenas de pessoas entre servidores, secretários municipais, autoridades do legislativo, o prefeito Adriano Silva (Novo) e a vice-prefeita Rejane Gambin (Novo).
“Agradecemos ao Andrei que fez um grande trabalho num momento pós-pandemia, quando foi preciso reorganizar a Secretaria da Saúde. A Tânia chega com todo seu conhecimento para reforçar a saúde, principalmente nas nossas Unidades Básicas, UPAS e PA, para que os joinvilenses tenham diariamente um atendimento com toda a estrutura necessária”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
Para Tânia Eberhardt, a missão como secretária da Saúde é reestruturar os serviços que foram afetados pela pandemia, quando todos os esforços foram concentrados para tratar pacientes atingidos pela Covid-19. O foco, neste momento, é a atenção primária.
“É hora de arregaçar as mangas e trabalhar. E com muito diálogo. Primeiro com os servidores, que têm o Plano Municipal de Saúde para seguir. Queremos dar continuidade ao bom trabalho realizado pelo secretário Andrei e resolver aquilo que está faltando, que foi o que a pandemia nos tirou”, explica Tânia.
Andrei Kolaceke, que é servidor de carreira da Prefeitura, elogiou a qualidade da equipe da Secretaria da Saúde. “São pessoas incríveis. Trabalhando na Saúde, acreditamos cada vez mais no ser humano. É um time que faço parte e sempre estarei à disposição. A Saúde é uma causa, não apenas um emprego”, diz Andrei.
Desafios da Saúde
O prefeito Adriano Silva ressalta que o maior desafio da saúde pública é sempre o orçamento.
“Nossa cidade investe 40% do orçamento em saúde, enquanto na maior parte das cidades de grande porte esse número não passa de 22%. O município de Joinville custeia o Hospital São José praticamente sozinho, sendo que 30% dos atendimentos são de pessoas de fora da cidade. Lembrando que, desde 2008, não recebemos reajuste da tabela SUS, que paga os procedimentos realizados pela Secretaria da Saúde. E quem arca hoje com essa conta é o joinvilense, a cidade de Joinville”, aponta o prefeito.
Sobre Tânia Eberhardt
Tânia Eberhardt possui uma sólida carreira na área da Saúde, tendo atuado como secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, secretária Municipal da Saúde de Joinville e de Araquari e diretora do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e do Hospital Municipal São José. Foi vereadora de Joinville por dois mandatos (2004 a 2008 e 2009 a 2012) e secretária de Bem-Estar Social, além de ter atuado como servidora pública por mais de 35 anos.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde