A 11ª edição do Startup Weekend de Joinville terminou com onze ideias aprovadas e três equipes premiadas. O evento, que visa incentivar o empreendedorismo e a ideação de negócios inovadores, foi realizado entre os dias 27 e 29 de maio, no Ágora Tech Park. Foram mais de 150 participantes incluindo time de organização, mentores, jurados e facilitadores. A premiação envolve pré-incubação, aceleração e ingressos para eventos de inovação.
“Iniciativas como essa contribuem para fortalecer a cultura empreendedora da região. Temos uma série de exemplos de negócios que começaram dessa forma, ou de pessoas que decidiram entrar de cabeça no mundo das startups depois de participar,” conta Dionei Domingos, Diretor Presidente do Join.Valle, movimento que visa fomentar o empreendedorismo e a inovação na região e que patrocina o Startup Weekend.
A Becon, que ajuda no relacionamento de pequenos e médios negócios com seus clientes, é um exemplo de startup joinvilense que passou por um Startup Weekend. Recentemente, ela recebeu um aporte de R$200 mil do Join.VC, fundo de investimento de risco criado pelo Join.Valle em parceria com a Bossanova Investimentos, venture capital mais ativo da América Latina.
O evento começou na sexta-feira com a apresentação de pitches e o desenvolvimento inicial do modelo de negócios. No sábado, os participantes finalizaram o modelo e criaram um protótipo básico para apresentar no último dia. Durante todo o fim de semana, eles tiveram a oportunidade de se conectar com mentores, empreendedores e investidores entusiastas de boas ideias.
O primeiro lugar ficou com a RHaga, plataforma digital para contratação de talentos, que levou uma pré-incubação na Softville, uma aceleração da 49educação e um ingresso para o Startup Summit. Em segundo, também na área de Gestão de Pessoas, ficou a TecNina, que busca entregar profissionais qualificadas para atuar no mercado de tecnologia. Ainda foi premiada a Carboo, que oferece um plano de manutenção para veículos fora da garantia. O segundo e o terceiro lugar ganharam um ingresso para o Startup Summit e acesso a coworkings e locações de sala.
As ideias aprovadas no programa atendem a demandas de diversos públicos e setores, sendo voltadas para consumidores finais (B2C) ou para empresas (B2B). São elas: Qual a boa, Bino, Saru, DOX, Pitchbull, Rapiservice, Apoluz e Diversifica. Muitas vezes, o Startup Weekend é o primeiro passo para a criação de uma startup com alto potencial de impacto e crescimento.
O evento foi criado e mantido pela aceleradora americana Techstars e tem como parceiro em Santa Catarina o Sebrae/SC, por meio do projeto Startup SC. A próxima edição de Joinville deve ser realizada em outubro deste ano.
