SESI/SC forma 202 alunos de Educação de Jovens e Adultos em Joinville nesta terça-feira

Foto: Sesi SC/Divulgação.

Nesta terça-feira, 12, 202 moradores de Joinville e região viverão a emoção da formatura conquistada após retornarem aos estudos depois de adultos. É quando ocorre a colação de grau da turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI/SC, em uma cerimônia especial que também celebra os 25 anos da oferta da modalidade em Santa Catarina. O evento ocorrerá no auditório da Escola SESI de Referência (Escola SESI Moinho), às 18h30.

Parte dos alunos chega ao fim da trajetória de estudos no Ensino Fundamental (conclusão do 9º ano), enquanto outros concluem o Ensino Médio e preparam-se para a realização de novos sonhos – entre eles, o ingresso no Ensino Superior. Os formandos têm, em sua maioria, entre 25 e 55 anos, e além de terem a oportunidade de concluir a Educação Básica, recebem o diploma com dupla certificação. A Educação de Jovens e Adultos do SESI/SC oferece um modelo de educação inovador, com qualificação profissional simultânea para que o aluno possa atuar na indústria.

Em Joinville, os cursos ofertados simultaneamente são de Almoxarife, Inspetor de Qualidade, Assistente de Controle de Qualidade, Programador e Controlador de Produção e Operador de Computador. As aulas são realizadas em modelo híbrido, com aula presencial uma vez por semana, e aulas online complementando a carga horária.

“É uma solução inovadora que combate a evasão escolar, muito comum em alunos que retornam aos estudos depois de adultos. Além disso, a metodologia de ensino considera e respeita o conhecimento que o aluno adquiriu de outras formas ao longo da vida, em seu trabalho ou na vida familiar, e os prepara para que possam dar um novo passo no mercado de trabalho”, explica Marco Goetten.

Foi este formato que permitiu que o operador de máquinas Neri Alves, 40 anos, conseguisse realizar o sonho de concluir o Ensino Médio. Natural do interior do Paraná, ele parou de estudar ao concluir o Ensino Fundamental para trabalhar, e não via esperança em retornar aos estudos. Ao chegar em Joinville para assumir um posto de trabalho na indústria, os colegas começaram a aconselhá-lo a ingressar na EJA do SESI/SC.

“Mudou tudo na minha vida. Eu tinha vergonha de falar em público, via pessoas com menos tempo de empresa recebendo promoções enquanto eu ficava para trás. Agora, com Ensino Médio completo, minha promoção de cargo está encaminhada. É uma grande vitória, e quero continuar buscando qualificação”, afirma Neri.

Mais de 100 mil alunos formados em 25 anos

A formatura da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI/SC ocorre em 16 cidades do estado, em cerimônias simultâneas para formar 2,9 mil alunos. Desde 1999, quando foi criada, a EJA do SESI/SC já contribuiu com a formação de mais de 100 mil pessoas – um contingente maior do que a população de 280 dos 295 municípios de Santa Catarina.

Só nos últimos dois anos, 4 mil concluíram alguma etapa da Educação Básica (Ensino Fundamental Anos Finais ou Ensino Médio) em todo o estado. Atualmente, 7 mil estão matriculados.

Histórico

  • 1999: surge a EJA do SESI/SC, com o nome SESI Educação do Trabalhador; até 2003, operou em parceria com a Fundação Catarinense de Educação na Empresa (FECE).
  • 2003: para atendimento de estudantes de todo o estado, a EJA foi feita em parceria com a Secretaria de Estado da Educação; foi assim até 2006.
  • 2007: o SESI/SC passa a oferecer cursos EJA a trabalhadores com deficiência visual, auditiva, físico motora e intelectual.
  • 2011: início dos cursos EJA na modalidade EAD, com estudos presenciais obrigatórios e estudos a distância no ambiente virtual de aprendizagem; o SESI/SC é o maior ofertante de EJA EAD no Brasil.
  • 2017: início da EJA Profissionalizante.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Prefeitura de Joinville e Hospital Bethesda anunciam convênio para a ampliação de 73 leitos

Feriado de Páscoa: veja o que abre e fecha no comércio e shoppings de Joinville

35ª Festilha encerra com noite gospel e show de Eli Soares

Casal de jovens é preso com 177 quilos de maconha na BR-101 em Araquari

Joinville Vôlei decide vaga na semifinal contra o Vôlei Renata nesta quinta‑feira

Cláudio Loetz: As prioridades definidas para o futuro de Joinville