Serasa lança Calculadora de IPVA e Guia para facilitar pagamento em 2025; saiba como funciona

Nova ferramenta permite simular valor a ser pago de acordo com o estado, ano de fabricação e valor do veículo. Especialistas trazem dicas para evitar que imposto atrapalhe o planejamento financeiro dos motoristas
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

Para facilitar o planejamento e a organização financeira dos motoristas neste início de ano, a Serasa preparou uma calculadora de custos de IPVA, imposto obrigatório cobrado anualmente aos proprietários de veículos do país. Em Santa Catarina, o prazo para pagamento da cota única para veículos com placa final 1 se encerra em 31 de janeiro. Essa sequência segue nos próximos meses, para as demais placas.

A ferramenta, disponível gratuitamente no site da Serasa, permite que os consumidores se programem com os valores a pagar com base no modelo do seu veículo, no ano de fabricação e na alíquota de cada estado. “Ainda que seja uma despesa recorrente da época, janeiro chega acompanhado de diversas outras contas que podem complicar o planejamento financeiro. Dessa forma, o cálculo funciona como uma estimativa para organizar e mensurar todos os gastos”, afirma Ana Carolina Ribeiro, coordenadora da empresa.

Ao mesmo tempo em que facilita a simulação de valores, a Serasa também atualiza seu Guia Especial do IPVA com os dados de 2025. O documento digital, acessível gratuitamente pelo site da empresa, traz as principais dúvidas sobre o imposto, como as datas de vencimento por estado, os percentuais de desconto para pagamento à vista (cota única), como consultar e pagar o IPVA e benefícios no formato de pagamento, à vista ou parcelado.

No material, especialistas em educação financeira da empresa compartilham orientações para organizar os gastos do início do ano e evitar que o imposto comprometa as finanças pessoais ou gere multas para motoristas esquecidos ou inadimplentes. “Entre as dicas, sempre reforçamos a importância de estabelecer um acompanhamento constante do orçamento, já prevendo esses tipos de despesas fixas e sazonais. Fazendo esse controle, é possível ter ainda mais tranquilidade no começo do próximo ano”, orienta Ana.

Para conferir o conteúdo completo, acesse: Guia do IPVA da Serasa.

Como parcelar o IPVA?

Por meio de uma parceria com a Zapay, startup especializada no pagamento e parcelamento de débitos veiculares, a Serasa tem tornado o processo de consulta e pagamento ainda mais simples. Agora, os motoristas podem verificar gratuitamente pendências automotivas, como multas, IPVA, licenciamento e taxas junto a todos os Detrans do país, tudo pelo celular.

Pelo aplicativo da própria Serasa, disponível para download no Google Play ou App Store, a funcionalidade Minhas Contas permite:

  • Parcelamentos em até 12x: débitos veiculares podem ser pagos via Pix ou divididos no cartão de crédito em até 12x;
  • Alertas personalizados: notificações ajudam motoristas a não perder prazos de vencimento, evitando multas e problemas no licenciamento.

Sobre a Serasa  

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.   

 Mais informações em www.serasa.com.br e pelas redes sociais no @serasa.  

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul

Motorista que atropelou ciclista e fugiu é identificado e indiciado em Joinville

Método Wolbachia, que auxilia no combate à dengue, vai ser ampliado em Joinville

LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025