Seis escolas de São Francisco do Sul passam a oferecer ensino integral

Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação.

O Decreto 4.510/2024, de 26 de fevereiro de 2024, marca um momento histórico para a educação em São Francisco do Sul: a implantação da Política de Educação Integral na Rede Municipal de Ensino. O Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal foi instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023. O objetivo principal do programa é fomentar a criação de matrículas na Educação Básica em tempo integral, o que significa que os alunos permanecerão na escola por um período igual ou superior a 7 horas diárias, ou 35 semanais.

A Educação em Tempo Integral da rede municipal de São Francisco do Sul será implementada pela Secretaria Municipal de Educação e pelas Unidades de Ensino, com foco nas modalidades de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. As propostas pedagógicas serão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferecerão uma experiência educacional inovadora com: acompanhamento pedagógico, educação ambiental, educação patrimonial, esportes, artes e cultura.

O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, destaca a importância do Decreto para o município. “A Educação Integral se apresenta como uma proposta inovadora e necessária para enfrentar os desafios da educação. É um investimento no futuro das crianças e jovens de São Francisco do Sul, colocando-os no centro do processo de aprendizagem e valorizando sua formação integral”, disse.

Para o município, foram ofertadas 158 vagas, que serão gradativamente ampliadas, seguindo as especificações do Programa Nacional. A Educação em Tempo Integral proporcionará aos alunos diversos benefícios, como aprofundamento da aprendizagem, desenvolvimento integral, segurança alimentar e nutricional, redução da evasão escolar, reforço do vínculo familiar: acompanhamento pedagógico e atividades que integram a família na vida escolar.

“A Prefeitura de São Francisco do Sul está comprometida com a implementação da Educação em Tempo Integral e acreditamos que essa iniciativa trará grandes benefícios para a comunidade escolar”, frisa o secretário de Educação, Rodrigo Graf.

As seguintes unidades de ensino oferecerão a Educação em Tempo Integral:

  • CMEI Pantera Cor de Rosa
  • CMEI Bem Me Quer
  • CMEI Morro da Cruz
  • EBM João Germano
  • EBM Dr. Franklin de Oliveira
  • EBM CAIC Irmã Joaquina

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Equipes da Prefeitura trabalham na região Norte de Joinville após a chuva e Defesa Civil alerta para possibilidade de novos temporais

Programa Trilhas da Educação tem inscrições para atividades no contraturno no Morro do Meio, em Joinville

São Francisco do Sul reforça combate à dengue após identificação de 62 focos do mosquito

Joinville Vôlei vence Viapol São José em jogo equilibrado e mantém sequência positiva na Superliga

Governador de SC define aumento de 21,5% para todos os servidores da Segurança Pública

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível