Está apto a ser votado em plenário o Projeto de Lei (PL) 242/2023, que visa disciplinar a cooperação entre municípios afetados por catástrofes naturais, independentemente de decretação de estado de calamidade ou situação de emergência. A condição foi alcançada na manhã desta terça-feira, 10, quando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) acatou uma subemenda ao projeto.
De autoria do ex-deputado Gerri Consoli (PSD), a proposição estabelece regras a serem seguidas por gestores municipais que desejem auxiliar localidades afetadas de outros municípios, por meio do oferecimento de equipamentos, maquinários, veículos e pessoal.
O texto original já havia recebido uma emenda substitutiva global para retirar os parágrafos 2º e 3º do seu artigo 1º, que limitavam a realização de cooperação somente a municípios de uma mesma microrregião. Também foi suprimido o caput do artigo 2º da proposição, que previa o estabelecimento de prazo para os acordos firmados. Os trechos foram apontados como inconstitucionais por tratarem de matéria de competência exclusiva dos entes municipais .
Já a subemenda que foi analisada e aprovada pela CCJ na manhã desta terça, foi apresentada de forma conjunta pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Assuntos Municipais.
Segundo o relator, deputado Camilo Martins (Podemos) a nova redação prevê que os atos de cooperação previstos no projeto possam ser realizados também com o Estado, desde que os mesmos não comprometam a capacidade de atendimento dos serviços prestados pelos entes administrativos envolvidos.
A expectativa é que a matéria seja votada em plenário ainda na tarde de hoje, conforme decisão aprovada pelo colegiado de líderes visando auxiliar as regiões catarinenses recentemente atingidas por enchentes.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde