Na quarta-feira, 26, a Secretaria de Educação de Joinville realizou o 11º Seminário Municipal de Educação para Promoção da Igualdade Racial com o objetivo de discutir o combate ao racismo e ao preconceito na Rede Municipal de Ensino e na comunidade escolar.
O evento contou com exposição de trabalhos desenvolvidos por unidades escolares da Rede Municipal de Ensino dentro da temática do seminário, além da palestra principal “Ser, estar, pensar e ver o mundo: caminhos para uma educação antirracista”, com a professora doutora Carol Lima de Carvalho.
O seminário é realizado pelo município desde 2015, quando houve a adesão à campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) que deu início à “Década Internacional de Afrodescendentes”. Para o diretor executivo da Secretaria de Educação, Cleberson de Lima Mendes, o evento é importante para valorizar as diferentes culturas na Rede Municipal de Ensino.
“É um momento em que reunimos os profissionais da educação para aprofundar, ampliar e buscar mais conhecimentos de como trabalhar um currículo que valorize e reconheça práticas centradas na cultura africana, afrobrasileira e indígena”, explica o diretor executivo da Secretaria de Educação, Cleberson de Lima Mendes.
Lançamento de e-book com práticas pedagógicas
Durante o seminário, o público também acompanhou o lançamento da segunda edição do e-book “Práticas inspiradoras de educação para as relações étnico-raciais (ERER)”, que reúne cerca de 180 atividades desenvolvidas nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.
Segundo Cleberson, o material é de suma importância para os professores conseguirem ampliar o repertório e encontrar histórias, memórias, culturas, narrativas e práticas que possam os inspirarem a trabalhar a temática da educação para as relações étnico-raciais durante todo o ano na escola.
O e-book será disponibilizado no site da Prefeitura de Joinville nos próximos dias.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde