A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de São Francisco do Sul tem reforçado suas ações para minimizar os casos de pessoas em situação de rua no município. Por meio de um monitoramento diário, equipes especializadas percorrem as áreas com maior incidência de vulnerabilidade, tanto na região central quanto nas praias, realizando abordagens humanizadas que visam resgatar a cidadania e a dignidade dessas pessoas.
“Nosso objetivo é oferecer alternativas que possibilitem uma nova perspectiva de vida para essas pessoas. É um trabalho de sensibilização e reconstrução de laços, tanto com suas famílias quanto com a sociedade”, destaca o secretário de Assistência Social, Jorge Luiz da Silva Batista. Ele explica que o maior desafio é estabelecer confiança com os moradores em situação de rua e motivá-los a aceitar o suporte oferecido, como reinserção familiar, acolhimento em abrigos, com prévia concordância das famílias receptoras.
As abordagens incluem orientações sobre a importância de evitar a permanência nas ruas e o incentivo à sociedade para que não estimule a situação por meio de esmolas, especialmente em semáforos. Essa prática pode dificultar a reintegração e perpetuar a condição de vulnerabilidade.
A administração municipal também alerta para o aumento sazonal do número de pessoas em situação de rua, muitas vezes provenientes de outros municípios, especialmente nos períodos de verão e fim de ano. Neste período, ações conjuntas entre as secretarias têm sido realizadas para garantir a segurança dessas regiões e o cumprimento das normas vigentes.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde