Gestores e técnicos do Serviço de Inspeção Municipal dos municípios da AMUNESC (Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul), se reuniram com a equipe do SEBRAE onde foi apresentado o diagnóstico das agroindustrias da região.
Durante o encontro além da apresentação do diagnóstico, foi discutido com os secretários municipais e grupo de técnicos das secretarias de agricultura, as próximas ações do projeto (cronograma de reuniões, atualização da legislação, proposta de auxílio para agroindústrias).
O SIM certifica os produtos que estão sendo fabricados dentro das normas da legislação sanitária, dando segurança alimentar para os que consomem produtos fabricados de maneira artesanal. Os produtos de origem animal, que foram produzidos ou processados dentro de rigorosos padrões garantem a qualidade dos produtos, abrindo novos canais de comercialização para carnes, pescados, leite, ovos, mel, cera de abelha e derivados permitindo a comercialização desses produtos para todo o território nacional quando esses produtos recebem além da certificação do SIM o SELO ARTE.
“Este projeto resgata a cultura local, através dos produtos de origem animal, produzidos pelos padrões exigidos pela legislação. Mas também possibilita ao pequeno produtor a venda dos produtos, com anuência da inspeção. E aqueles produtos que se enquadrarem no SELO ARTE, poderão comercializá-los em todo território nacional, fomentando também o turismo, e o consumo em nossos restaurantes desses produtos, valorizando-os regionalmente. Isso é política pública voltada ao pequeno negócio”, destaca Celso Pirmann, gestor da agência do SEBRAE em Joinville.

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde