SC decide não cobrar IPVA de barcos e aviões enquanto espera regulamentação federal

Foto: Wikimedia Commons/Divulgação.

Santa Catarina não cobrará IPVA sobre embarcações e aeronaves enquanto o Congresso Nacional não editar uma Lei Complementar Federal que regulamente a incidência do imposto, conforme determinou o governador Jorginho Mello. A decisão reflete a ausência de uma regulamentação nacional clara que estabeleça normas gerais a serem seguidas por todos os estados, evitando conflitos de competência.

“Somos contra o aumento de impostos e vamos manter nossa posição enquanto a legislação não estiver clara. Entendemos a importância dos setores náutico e aéreo para a economia catarinense e nosso compromisso é continuar trabalhando para gerar emprego e renda e, sempre que possível, reduzir a carga tributária para quem empreende e produz em Santa Catarina”, declarou o governador.

A cobrança de IPVA para determinados grupos de veículos aéreos e aquáticos está entre as mudanças impostas pela Reforma Tributária, mas ainda carece de regulamentação em âmbito federal. Estudos da Secretaria de Estado da Fazenda apontaram que a implementação imediata em Santa Catarina seria juridicamente insegura.

A decisão de Santa Catarina segue o mesmo caminho adotado por Paraná e Rio Grande do Sul, que também suspenderam projetos de lei para aplicar o IPVA a barcos e aviões, citando as mesmas razões legais.

Enquanto aguarda uma definição do Congresso, o governo catarinense reforça sua posição de não onerar setores estratégicos da economia local, como o náutico e o aéreo, que contribuem para a geração de empregos e renda no estado.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Conselheiras tutelares são afastadas por decisão judicial em São Francisco do Sul

Prefeitura de Joinville informa população sobre as principais ações realizadas nos primeiros 100 dias de gestão

VÍDEO: Guarda Municipal de Araquari socorre bebê engasgado

Comida di Buteco inicia em Joinville com expectativa de público e sabores únicos

Joinville terá cursos gratuitos de gastronomia em abril; saiba como participar

Empresas de Joinville apostam em selos ambientais para crescer com responsabilidade