Na segunda-feira, 7, a Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Joinville inicia a participação da 27ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
Neste ano, o Ministério da Saúde incorporou o imunizante ao Calendário Nacional de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Por isso, para esse público a vacina ficará disponível de forma permanente.
A primeira etapa da campanha vai até o dia 10 de maio. Até essa data, além dos grupos contemplados pelo Calendário Nacional de Vacinação, também poderão receber o imunizante, as pessoas que fazem parte dos outros grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde.
Esses grupos contemplam: trabalhadores da saúde; puérperas (mulheres que tiveram bebê a menos de 45 dias); professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
“As pessoas dos grupos prioritários devem aproveitar o período da campanha e se vacinar o mais breve possível, para que estejam imunizadas quando chegar o período de temperaturas mais baixas que favorecem o surgimento de doenças respiratórias”, destaca Aline Berkenbrock, gerente em Vigilância em Saúde da SES.
Onde se vacinar
A vacina contra a gripe estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca. Não é necessário agendar. A orientação é chegar ao local pelo menos meia hora antes do fechamento. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/UBSFJoinville).
Também é possível receber o imunizante na Sala Central de Vacinas, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua Abdon Batista, 172, Centro. A orientação também é chegar pelo menos 30 minutos antes do fechamento.
Após período da campanha, vacina será disponibilizada para todos
Com o objetivo de fortalecer as estratégias de vacinação contra a Influenza, após o período da campanha dos grupos prioritários, a vacina será oferecida para toda a população.
O dia D, sábado de mobilização para vacinação, está previsto para o dia 10 de maio. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) junto com os municípios definiram que estratégia da campanha para este ano é ampliar a vacinação para a população em geral, após o dia D. As ações foram discutidas na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Desta forma, após essa data, todas as pessoas com mais de seis meses de idade poderão receber o imunizante, enquanto houver disponibilidade de doses.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
Esta vacina pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves da gripe.
Para este ano, a meta da Secretaria da Saúde de Joinville é vacinar 90% de cada um dos grupos do Calendário Nacional de Vacinação, ou seja, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Em 2024, a cobertura vacinal contra a gripe foi de 45,5%, considerando todos os grupos prioritários.
“O Ministério da Saúde está trabalhando com números e metas de vacinação para as crianças, idosos e gestantes. Aqui em Joinville, considerando esse público, temos cerca de 153 mil pessoas que devem receber a dose. A maior parte, quase 95 mil, são idosos com mais de 60 anos”, explica Aline.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde