São Francisco do Sul reafirma status de cidade mais azul do Brasil com hasteamento da Bandeira Azul em quatro praias

Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação.

Na manhã deste sábado, 14, São Francisco do Sul celebrou o hasteamento da Bandeira Azul nas quatro praias certificadas pelo programa no município: Praia da Saudade, Praia do Ervino, Praia do Forte e Praia Grande. O evento marca mais um passo no compromisso do município com a preservação ambiental e o turismo sustentável, consolidando seu status como a cidade com o maior número de praias certificadas no Brasil.

O coordenador municipal do Programa Bandeira Azul, Adaílton Estácio, destacou a importância dessa conquista. “Isso mostra o fortalecimento das ações do poder público, que se refletem principalmente na parte turística. Nela é onde nós conseguimos gerenciar os conflitos desses ambientes praiais, elevar a consciência das pessoas com relação à preservação ambiental. E isso se reflete na busca de um turismo de excelência, um turismo consciente. Também eleva o nome do município como uma cidade que se preocupa com gestões sustentáveis nos ambientes praiais”, afirmou.

A secretária executiva do Instituto Ambientes em Rede (IAR), Alessandra Pfuetzenreuter, parabenizou o município pelo feito e ressaltou a relevância do programa. “Quanto mais praias certificadas temos no Brasil, a gente consegue entender que a gestão de praias no país está sendo cumprida à risca. Ter qualidade de água, acesso para banhistas e guarda-vidas, por exemplo, são itens avaliados nos 34 critérios. E a certificação é a certeza de que eles estão sendo cumpridos”, explicou.

O hasteamento foi realizado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e contou ainda com a presença do Secretário dos Balneários, Arnaldo Machado Júnior, representantes da Capitania dos Portos e do vereador Edinilson Cardoso (Cafu).

Liderança no Programa Bandeira Azul
O Júri Internacional do Programa Bandeira Azul renovou recentemente a certificação das quatro praias de São Francisco do Sul para a temporada 2024/2025, destacando a gestão exemplar do município. O programa avalia critérios rigorosos, como qualidade da água, infraestrutura turística e práticas de educação ambiental, e é considerado uma das premiações mais prestigiadas para áreas costeiras em todo o mundo.

Com essa certificação, São Francisco do Sul não apenas promove suas belezas naturais, mas também reafirma seu compromisso com um turismo responsável e sustentável. A conquista reflete os esforços coletivos do poder público, das comunidades locais e dos visitantes conscientes que valorizam a preservação ambiental.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governador de SC define aumento de 21,5% para todos os servidores da Segurança Pública

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível

Coluna Jura Arruda

Viajantes não imunizados contra a febre amarela e que vão para locais com risco de contrair a doença são orientados a vacinar em Joinville

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul