São Francisco do Sul promove seminário de educação para as relações étnico-raciais

Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação.

A Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o MADEF – Movimento Afrodescendente Francisquense, promoveu nesta segunda-feira, 6, a palestra de abertura do primeiro seminário de educação voltado para as questões étnico-raciais. A palestra, intitulada “XX anos da Lei 10.639 – Avanços e Desafios”, foi ministrada pela professora Maria Aparecida R. Moreira.

O evento, contou com a participação de professores, gestores educacionais, estudantes e representantes da sociedade civil, representou uma oportunidade de grande importância e reflexão, visando o aprofundamento da discussão e a construção de uma sociedade antirracista.

“A educação étnico-racial é uma ferramenta poderosa para promover a igualdade, o respeito e a valorização de todas as raças e etnias. É através dela que podemos desconstruir estereótipos, preconceitos e promover a inclusão em nossas escolas e sociedade. É importante promover essa abordagem durante todo o ano letivo em todas as disciplinas da educação básica”, afirmou o secretário de Educação Rodrigo Graf.

A gerente de ensino, Ivana Ramos, reforça que: “não podemos deixar de citar também a Lei 11.645/ 2008 que veio alterar a LDB novamente incluindo no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “ História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, valorizando a história desses povos que tanto contribuíram para a formação do nosso Brasil”.

O seminário continua nesta terça-feira, 7, e quarta-feira, 8, com palestras e oficinas sobre temas como a história e cultura afro-brasileira e africana, a educação antirracista e a luta contra o racismo.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira