Nesta segunda-feira, 7, a cidade de São Francisco do Sul confirmou o status de cidade mais azul do país. O anúncio foi feito pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, reconhecendo o município pelo compromisso com a preservação ambiental e o turismo sustentável.
As quatro praias selecionadas para a última temporada em São Francisco do Sul – Praia da Saudade, Praia do Ervino, Praia do Forte e Praia Grande – mantiveram a sua certificação para a 2024/2025. A novidade é a presença da Marina VillaReal, na Praia do Paulas, que aparece pela primeira vez entre os locais escolhidos.
Segundo o coordenador do programa no âmbito do município, Adailton Estácio, “a coordenação do poder público e da iniciativa privada para buscar as certificações fortalecem cada vez mais nossa oferta de um turismo qualificado e o compromisso da cidade com a preservação ambiental”
“A Bandeira Azul é mais do que uma chancela de qualidade; é um reconhecimento de que nossos destinos estão em sintonia com as melhores práticas internacionais de sustentabilidade. Além de atrair turistas engajados com o meio ambiente, a premiação promove o desenvolvimento econômico local, gerando emprego e renda”, disse Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul no Brasil, representado pela OSCIP Instituto Ambientes em Rede (IAR)
Sobre o Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul é uma das premiações mais renomadas para áreas costeiras no mundo. Por meio do programa, são avaliados critérios rigorosos que incluem qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística. O reconhecimento internacional reforça o papel dos locais selecionados como uma referência em sustentabilidade e turismo responsável, ao mesmo tempo em que promove suas belezas naturais para um público cada vez mais consciente.
Confira os locais certificados
- Praia da Saudade (Prainha)
- Praia do Ervino
- Praia do Forte
- Praia Grande
- Marina VillaReal (Praia do Paulas)
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde