São Francisco do Sul discute criação de Parque Natural na região do Sumidouro

Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação.

Na manhã do último sábado, 22, moradores de São Francisco do Sul participaram da consulta pública promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para discutir a criação de uma Unidade de Conservação (UC) na região do Sumidouro. O evento, realizado no ginásio de esportes da Escola Dr. Rogério Zattar, no bairro Sandra Regina, contou com ampla participação da comunidade.

O vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira e secretários municipais representaram o Executivo, ao lado de membros da Câmara de Vereadores e de entidades ambientais como a Associação Movimento Ecológico Carijós (Ameca) e Associação de Surf da Prainha (ASP). Também estiveram presentes os advogados da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e o ex-senador Paulo Bauer.

A Secretária de Meio Ambiente, Lara Yumi, abriu a reunião ressaltando a importância da UC para a preservação ambiental e o turismo local. “A criação desta Unidade de Conservação é fundamental para proteger nossa biodiversidade e garantir que futuras gerações possam desfrutar desta riqueza natural”, afirmou. Ela também tranquilizou a população ao esclarecer que atividades como banho de mar, caminhada e surfe continuarão liberadas, pois as áreas de praia e faixa areia estão fora do limite proposto na UC.

O professor Celso Voos Vieira, da Univille, apresentou um panorama sobre as transformações geológicas da área, a biodiversidade local e a relevância da conservação para a estabilidade ambiental e o bem-estar da população.

A proposta prevê a criação de um Parque Natural Municipal, em conformidade com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O objetivo é proteger os ecossistemas locais e evitar a ocupação desordenada. A consulta pública seguiu os trâmites legais e permitiu a participação ativa da comunidade na formulação do projeto.

A Unidade de Conservação será implantada na região norte da ilha, na Ponta do Sumidouro, bairro Ubatuba, com acesso principal pela Avenida Oscar Bernardo Beckhauser, próxima à Baía Babitonga. A área prevista para conservação possui 2.102.562,50 m², sendo majoritariamente composta por terrenos de Marinha.

A Secretaria de Meio Ambiente dará continuidade aos trabalhos seguindo os trâmites determinados pela legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Prefeitura de Joinville publica relatório com histórico de ocorrências registradas pela Defesa Civil

Posta de atum lidera variação de preços entre pescados em Joinville, diz Procon; confira pesquisa

São Francisco do Sul completa 178 anos como cidade: um caleidoscópio de memórias e marcos históricos

Artigo – São Francisco do Sul: história, beleza e progresso

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda

Governo publica ampliação da faixa de isenção do IR para R$ 2.428