São Francisco do Sul avança no Projeto Orla com entrega do Plano de Gestão Integrada

Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação.

A cidade de São Francisco do Sul dá um passo importante na gestão de sua zona costeira com a entrega do Plano de Gestão Integrada (PGI) do Projeto Orla. A cerimônia de apresentação do documento será realizada no dia 25 de fevereiro, às 9 horas, no Terminal Turístico Naval (Rua Babitonga, 62 – Centro).

O Projeto Orla é uma metodologia de planejamento integrado, baseada no Decreto Federal 5.300, de 2004, e tem como objetivo estabelecer normas e diretrizes para o uso e ocupação das áreas de orla marítima do município. A iniciativa visa garantir a preservação ambiental, a segurança e o uso adequado das praias e áreas costeiras pela população.

Além de definir as regras de ocupação da zona costeira, o Orla cria um canal de diálogo permanente entre diversos grupos sociais, governamentais e não-governamentais. Essa participação conjunta permite identificar desafios e oportunidades, assegurando que a gestão da orla marítima seja realizada de forma integrada e sustentável.

“A entrega da minuta para a comissão estadual é um marco para São Francisco do Sul, pois representa o resultado de um ano de esforços do município em conjunto com a comunidade trabalhando com visitas técnicas, oficinas, reuniões e horas de dedicação ao planejamento e desenvolvimento para chegar neste resultado final. Demonstra ainda a preocupação do município com a gestão da orla e visando a implementação de projetos de conservação e desenvolvimento turístico”, explica a coordenadora do Projeto Orla em âmbito municipal, Merylim Augusta Arndt de Oliveira.

Participação da comunidade

O Instituto Nila, desempenhou um papel essencial na condução do processo. Desde a visita técnica inicial, foram promovidos seminários de sensibilização, oficinas participativas e consultas públicas com o intuito de capacitar a sociedade civil sobre os objetivos e metodologias do projeto. Temas como diversidade ambiental e os diferentes cenários das praias do município foram abordados ao longo das atividades.

Segundo a Dra. Bióloga Edilane Rocha Nicoleite, uma das facilitadoras do Instituo Nila, responsável pela consultoria e elaboração do documento, o PGI “promove uso racional, visando uma qualidade ambiental, e não só ambiental, mas também urbanística dos espaços, ele também incorpora essas normas ambientais na política de regulamentação dos usos dos terrenos”.

Com a entrega do PGI, o município segue para o próximo passo que será a implementação das diretrizes propostas, consolidando o Projeto Orla como uma ferramenta essencial para a gestão integrada do litoral de São Francisco do Sul.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira